• Carregando...
Sérgio Cabral (PMDB), governador do Rio | Carlos Margno
Sérgio Cabral (PMDB), governador do Rio| Foto: Carlos Margno

O governo do Rio de Janeiro começa a convocar a população para um protesto, no próximo dia 26, contra a aprovação pelo Congresso Nacional da nova lei de distribuição dos royalties do petróleo. Cartazes e faixas do movimento "Contra a injustiça, em defesa do Rio" estão sendo espalhadas por pontos estratégicos da cidade. Os cartazes pedem o veto da presidente Dilma Rousseff (PT) ao projeto. A convocação pode ser um indicativo de mudanças no relacionamento entre o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB, foto), e a presidente Dilma. A mobilização repentina pode indicar também uma menor disposição da presidente em vetar o projeto, evitando o desgaste político com os estados não produtores de petróleo. Segundo Cabral, se a presidente sancionar o texto, o Rio perderá até 2020 cerca de R$ 77 bilhões referentes a dinheiro dos royalties da exploração do petróleo.

Em altaAyres Britto

Deixa o Supremo Tribunal Federal (STF) bastante elogiado devido a sua atuação como presidente da corte. como completa 70 anos neste domingo, Brito teve de aposentar compulsoriamente. Ainda não há definição de quem será indicado para o seu lugar.

Em baixaMarco Maia

O presidente da Câmara dos Deputados já dá sinais de que vai recua na decisão de colocar em votação projetos polêmicos, como o que acaba com o fator previdenciário. Antes determinado em votar a matéria, Maia agora diz que não há acordo para levar o tema a votação.

Reduzindo custos

Depois de anunciar que abriria mão do salário de R$ 20,8 mil mensais, o prefeito eleito de Foz do Iguaçu, o deputado estadual Reni Pereira (PSB), adiantou que vai reduzir o número de secretarias municipais. Atualmente, a administração conta com 20 secretarias. A ideia de Reni Pereira é trabalhar com 12 ou 13 secretarias. As medidas são para reduzir custos da prefeitura.

Eleição

O advogado Juliano José Breda deve ser eleito o novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Paraná (OAB-PR) na eleição que ocorre na segunda-feira. A chapa encabeçada por Breda foi a única inscrita na disputa. O mandato é de três anos. Breda vai substituir José Lúcio Glomb na presidência da instituição.

Secreto

O ministro Joaquim Barbosa, que assume a presidência do Supremo na próxima quinta-feira, tirou uma folga no feriadão para participar de um casamento em Natal, no Rio Grande do Norte. Discreto, fez check-in em um hotel de luxo na capital potiguar usando o nome Joaquim Gomes. Somente quando tomava café da manhã, na sexta-feira, foi reconhecido por funcionários.

Pinga-fogo

"Dá para se dizer que essa [Prouni] é uma das coisas que ele fez de bom. Se eu tivesse que pagar, eu não iria pagar. Eu ia trabalhar como caixa de supermercado, por exemplo."

Cibele Baginski, estudante gaúcha que tenta refundar a Arena, agradece ao ex-presidente Lula pelo Prouni.

Colaborou: Karlos Kohlbach

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]