• Carregando...

Mesmo com a pressão do PT contrária à CPI mista (com deputados e senadores) da Petrobras, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), prometeu nesta quarta-feira (30) indicar os membros da comissão de inquérito se alguns partidos se recusarem a escolher nomes para integrarem a CPI. Renan confirmou que vai reunir os líderes partidários na próxima terça-feira para decidir sobre a instalação da CPI mista se ela ou a exclusiva do Senado deve ser instalada no Congresso.

"Quando os líderes não indicam, cabe ao presidente fazer a indicação. Na terça vamos reunir os líderes para pedir que indiquem os nomes [da CPI mista]. O regimento diz que, quando os líderes não indicam, cabe ao presidente indicar os membros da CPI", afirmou.

O PT promete não indicar os nomes da CPI mista e recorrer contra a sua instalação se essa for a decisão dos líderes partidários. Além da oposição, o PMDB também passou a apoiar a comissão mista, deixando o PT isolado na CPI composta apenas por senadores.

Em resposta à articulação para a CPI mais ampliada da Petrobras, os petistas prometem apresentar pedido de instalação de CPI para investigar o cartel do Metrô de São Paulo, também na terça-feira. Os petistas consideram que tem mais chances de controlar as investigações apenas no Senado, com um menor número de congressistas integrando a comissão.

"Quem quer fazer CPI mista não quer apurar nada. Temos as condições de fazer a investigação equilibrada no Senado. Na terça, se forem recebidas as indicações para a CPI mista, provavelmente vamos apresentar o pedido da CPI do metrô", reagiu o líder do PT, Humberto Costa (PE).

Em ano eleitoral, muitos deputados querem usar a comissão de inquérito como palanque, com críticas ao governo.

Os petistas insistem que qualquer decisão sobre a CPI mista só poderá ocorrer no dia 20 de maio, quanto está marcada sessão do Congresso, embora Renan tenha afirmado hoje que todo o impasse já está resolvido depois que a ministra Rosa Weber, do STF (Supremo Tribunal Federal) determinou a instalação de CPI exclusiva para investigar a Petrobras sem incluir temas que desgastam a oposição, como o cartel do Metrô de SP.

Renan disse que caberá aos líderes partidários apenas definir na terça qual das duas CPIs deve ser instalada se a exclusiva do Senado ou a mista, com deputados e senadores. "Essa decisão é dos líderes. Vou pedir que indiquem os membros da CPI mista", disse o presidente.

Para a oposição, a decisão de Renan permitir a instalação da CPI mista é "coerente" com o que foi determinado pelo STF. "Ele [Renan] considera que não é necessário convocar reunião do Congresso porque as formalidades estão cumpridas para que a CPI seja instalada. Seria um contrassenso ter duas CPIS funcionando no Congresso ao mesmo tempo, sobre o mesmo tema", disse o líder do PSDB, Aloysio Nunes Ferreira (SP).

Indicações

Maior partido do Congresso, o PMDB decidiu indicar o presidente da CPI da Petrobras do Senado. Como ainda não há decisão se a mista será instalada, o líder Eunício Oliveira (PMDB-CE) disse que terá que decidir se manterá o pedido para ocupar a presidência caso a CPI seja integrada por deputados e senadores.

"O que temos é uma decisão do STF para que seja feita a CPI do Senado. Como o PMDB é o maior partido da Casa, preferimos indicar a presidência. Mas o PMDB vai indicar os membros e fazer o que deve ser feito se a CPI for mista", afirmou o senador. O PMDB ainda não finalizou a escolha dos nomes que vão integrar a CPI, mas o senador João Alberto (PMDB-MA) é cotado para assumir a presidência da comissão de inquérito.

O PT escalou uma tropa de choque para defender a gestão da presidente Dilma Rousseff na CPI do Senado, indicando os líderes do partido no Senado e no Congresso: Humberto Costa e José Pimentel (PT-CE) que deve ser indicado relator.

O PT também indicou o vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC), o senador Aníbal Diniz (PT-AC), além dos aliados Vanessa Graziottin (PCdoB-AM) e Acir Gurgacz (PDT-RO) para a CPI do Senado. Os petistas prometem não fazer indicações se o Congresso optar apenas pela instalação da CPI mista da Petrobras.

Em caso de CPI integrada por deputados e senadores, o PT da Câmara ficará com a relatoria se o PMDB do Senado mantiver a escolha da presidência.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]