• Carregando...

O vereador Algaci Tulio (PMDB) vai apresentar um questionamento oficial contra a distribuição da presidência das comissões parlamentares na Câmara Municipal de Curitiba. Segundo ele, a distribuição das comissões foi uma imposição. Ele também reclama que os líderes partidários não foram consultados para definir os nomes. Além disso, Algaci defende que a escolha teria de ser feita somente depois da escolha do presidente da Câmara, o que acontecerá hoje. A presidência de cada comissão foi definida no dia 19 de dezembro. O PSDB ficou com as duas comissões mais importantes: Justiça e Educação, que define a constitucionalidade dos projetos de lei, e de Economia, Finanças e Fiscalização, responsável pelas discussões sobre o Orçamento municipal. Os vereadores do PMDB, partido de Algaci, não vão presidir nenhuma comissão. Segundo o líder da prefeitura na Câmara, Mário Celso Cunha (PSB), a distribuição foi feita de acordo com a representatividade de cada legenda dentro da Câmara.

* * * * * *

Presidência 1

Os vereadores de Curitiba decidem hoje quem será o novo presidente da Casa. O favorito na disputa é o vereador João Cláudio Derosso (PSDB), que já fechou a chapa, a qual conta com a participação do PT, de oposição. Os petistas argumentam que a representatividade da legenda lhes garante um cargo na Mesa Executiva, no caso, a quarta secretaria.

Presidência 2

O concorrente da chapa de Derosso é o vereador Galdino de Souza (PV), mas sua candidatura ainda está indefinida. Como só pode concorre se tiver uma chapa montada com seis membros, a participação de Galdino ainda está em suspenso. Segundo ele, alguns vereadores já haviam declarado interesse de compor uma chapa, mas como não havia nada oficial, ele preferiu não revelar nomes. "Na hora da votação, o povo de Curitiba vai saber quem é quem", disse.

Escola Khury

O deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR) critica a provável escolha do vereador João Cláudio Derosso (PSDB) como presidente da Câmara Municipal de Curitiba – que deve ser referendada hoje. Se for eleito por seus pares, Derosso assumirá o sétimo mandato consecutivo (cada um de dois anos) à frente do Legislativo da capital paranaense. "A Câmara tem seu próprio Aníbal Khury."

Autoritarismo

O petista diz que a ausência de alternância no comando da Casa acaba por moldar a instituição à personalidade de seu presidente. Mas ele faz uma crítica que cairia bem a calhar para Hugo Chávez, presidente da Venezuela – Dr. Rosinha, como presidente do Parlamento do Mercosul, defendeu a entrada do país vizinho no bloco. "Reeleições indefinidas são uma forma condenável de autoritarismo."

Ausências ilustres

A posse do prefeito Beto Richa teve pouco quórum político. Dos deputados estaduais do Paraná, apenas Reinhold Stephanes Júnior (PMDB) – representando o presidente da Assembleia Legislativa, Nelson Justus (DEM) – e Valdir Rossoni (PSDB), do mesmo partido que Richa, estiveram no evento.

Faltou avisar...

O deputado estadual Ney Leprevost (PP) garantiu que teria uma reunião com o prefeito Beto Richa, na próxima segunda-feira, para aparar as arestas, a respeito das divergências da formação do secretariado. Leprevost quer saber o motivo que levou Beto a ignorar o acordo político firmado entre os dois, pelo qual o deputado indicaria o nome para uma secretaria. No entanto, Richa afirmou ontem que não tem nada marcado.

Sem pressa

O habeas corpus impetrado no Supremo Tribunal Federal (STF) pela defesa do banqueiro Daniel Dantas será analisado apenas após as férias forenses. O vice-presidente do STF, ministro Cezar Peluso, avaliou que o caso não trata de situação de urgência. Dantas quer um habeas corpus para anular o processo a que Dantas responde por crime contra a administração pública e corrupção ativa.

* * * * * *

Pinga fogo

"Gostaria muito de estar no meu estilo de sempre. Mas é melhor estar de terno e gravata fazendo alguma coisa pelo povo, do que de bermuda, chinelo e regata na praia, sem ter um compromisso com a sociedade." Julio Sobota (PSC), o Julião da Caveira, ontem, pouco antes de tomar posse como vereador de Curitiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]