• Carregando...
Mapa eleitoral |
Mapa eleitoral| Foto:

Pedetista é mais próximo aos pobres; Hauly, aos ricos, diz professor

Na avaliação do professor de Ética e Filosofia Política Elve Cenci, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), a mudança de estratégia adotada por Barbosa Neto pode ser fundamental para a vitória no próximo domingo. No primeiro turno, o pedetista adotou uma imagem de sofisticação e modernidade para conquistar o eleitorado com maior renda, já que dificilmente poderia competir em pé de igualdade com Antonio Belinati em busca dos eleitores da periferia. No entanto, como não chegou ao segundo turno, a saída foi apoiar o deputado do PP. "Com o Belinati vencendo a eleição, o Barbosa se aproveitaria dessa proximidade entre os dois. Já no caso da cassação do registro, ele captaria os eleitores do Belinati.", explica. "E é justamente o que está acontecendo na Zona Norte agora."

O trabalho de 20 anos como repórter policial no rádio e na televisão é outro fator que aproxima ainda mais Barbosa e os eleitores da periferia de Londrina.

"O público desses programas é o mesmo que sempre votou e continua votando no Belinati", destaca. Além disso, segundo o professor, a imagem de Luiz Carlos Hauly é de um político que vem de Brasília nos fins de semana e toma café no calçadão com o empresariado londrinense. "Ele é visto como um político distante, que circula nos segmentos mais ricos e não na periferia."

Por fim, os ataques do candidato tucano contra Belinati às vésperas do segundo turno abrem caminho para que os eleitores do deputado do PP optem por Barbosa Neto no domingo. "Sem dizer que os dois já demonstraram apoio mútuo. E nunca é demais lembrar que os eleitores do Belinati são extremamente fiéis", afirma. (ELG)

A 157ª Zona Eleitoral de Londrina – a maior da cidade – deve, mais uma vez, decidir o resultado da eleição para prefeito. Historicamente, a região norte da cidade, onde votam cerca de 70 mil eleitores, é um forte reduto do ex-prefeito Antonio Belinati (PP) – que teve a candidatura cassada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dois dias após vencer o segundo turno da eleição municipal. O deputado estadual participou do comício de Barbosa Neto (PDT), realizado ontem à noite na principal avenida local. A tendência, segundo especialistas, é que a maioria do eleitorado escolha o pedetista no próximo domingo.

Na região conhecida originalmente como "Cinco Conjuntos" – em alusão aos primeiros conjuntos habitacionais instalados no local –, o domínio de Belinati se reflete nas urnas. Os números do segundo turno apontaram 68,65% dos votos para o deputado contra 31,35% favoráveis a Luiz Carlos Hauly (PSDB). Agora, a três dias da eleição, moradores da região não escondem a preferência por Barbosa Neto, considerado um candidato mais próximo ao perfil da região. "O Barbosa é que nem o Belinati: tem mais a cara do povo, da periferia", afirmou a vendedora Denise Bonfim Dias. Moradora dos Cinco Conjuntos há 29 anos, ela destaca que vive na mesma casa popular entregue pelo deputado do PP nos anos 80. "Nos dois outros turnos, votei no Belinati e agora vou de Barbosa, que é o candidato dele", revelou. "Já dei até depoimento para o Barbosa na propaganda da televisão."

Para o profissional autônomo José da Silva, Barbosa é um político mais humilde que Hauly. Ele ainda lembra que o pedetista sempre visita a Zona Norte, estando ou não em campanha política. "O Barbosa vem aqui, come pastel na feira com a gente e conversa com todo mundo", contou. "O Belinati é outro que sempre está do lado do povo, ajudando e trazendo melhorias." Também eleitor fiel do deputado do PP, o ambulante Magno da Silva diz que Barbosa é mais envolvido com as coisas simples, que influenciam diretamente na vida da periferia. "Ele se preocupa com detalhes que parecem que não são nada, mas o povo gosta disso: de atenção", argumenta.

Apesar de admitir que desconhece o trabalho de Barbosa Neto como político, a vendedora Maria de Lourdes Cazarin afirma que as propostas do pedetista são mais alinhadas com os programas de Belinati para a região. "Sempre votei no Belinati e, dessa vez, decidi pelo Barbosa. Ele tem mais carisma que o Hauly. Interage mais com o pessoal daqui."

Ao comentar sua ida ao comício de ontem, Antonio Belinati disse acreditar que a presença de personalidades políticas nos programas eleitorais não é garantia de transferência de votos. "O povo pode ouvir as figuras de destaque na política, mas, se eles não estiverem afinados entre si, o povo não está nem aí", afirmou.

O deputado ainda negou que o fato de estar presente no comício em um reduto eleitoral belinatista possa ser decisivo para a vitória do candidato pedetista.

"O Barbosa deverá vencer a eleição por mérito próprio", destacou. Segundo Belinati, apoiar Barbosa foi apenas uma forma de agradecer o apoio recebido no segundo turno.

* * * * * * * *

Interatividade

A eleição em Londrina está dividida entre o candidato dos ricos e dos pobres?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br ou comente abaixo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]