• Carregando...
Arantes deve incluir corrupção na Petrobras e pedaladas fiscais para contextualizar seu voto no relatório final da comissão do impeachment. | Marcelo Camargo/Agência Brasil
Arantes deve incluir corrupção na Petrobras e pedaladas fiscais para contextualizar seu voto no relatório final da comissão do impeachment.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Carregado pelo “contexto político”, o relatório do deputado federal Jovair Arantes (PTB-GO) será apresentado nesta quarta-feira (6), às 14 horas, aos integrantes da comissão especial do impeachment, e votado pelos 65 parlamentares no mais tardar na segunda-feira (11).

O voto do relator vai disparar uma contagem regressiva para a análise do processo no plenário da Câmara dos Deputados, o que pode ocorrer já a partir de terça-feira (12), desde que a comissão aprove por maioria simples o acolhimento da denúncia contra a presidente Dilma Rousseff.

O relator já sinalizou que pode incluir no documento menções às “pedaladas fiscais” ocorridas em 2014, no último ano do primeiro mandato de Dilma, e ao caso da compra superfaturada da refinaria de Pasadena com o objetivo de “encorpar” o voto. No relatório, segundo parlamentares, Arantes deve dizer que Dilma cometeu crime de responsabilidade.

O relator recusou-se a antecipar qual será seu voto, mas afirmou que impeachment não pode ser considerado golpe. “Na Constituição diz que pode haver impeachment desde que haja os crimes lá elencados e estamos dentro disso”, disse Jovair. “Golpe não é. A Constituição prevê. Estamos fazendo exatamente como determina a Constituição da República Federativa do Brasil, que é quem norteia todo o trabalho”, afirmou.

Aliados do Planalto se articulam para contestar a decisão, caso o relator considere temas alheios ao objeto do impeachment. O caso pode parar no Supremo Tribunal Federal (STF).

Indagado nesta terça (5) se deixará de mencionar fatos anteriores a 2015, o relator desconversou. “Com certeza estamos fazendo um relatório que é dentro do rito que foi estabelecido pelo STF, dentro do que estabelece a Constituição e dentro do regimento interno da Casa. Se tiver [judicialização], será a bel prazer de quem queira fazer”, disse o relator.

Para o professor de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Egon Bockmann Moreira, o objeto do pedido de impeachment deve estar bem delimitado. Caso contrário, abre-se a possibilidade para contestação no Judiciário. “Ela tem que saber do que está sendo acusada e não pode haver inovação no curso do processo, porque pode configurar cerceamento de defesa. Ela tem que ter tido oportunidade de se defender de tudo”, disse.

Por outro lado, acredita Moreira, o relator pode abordar outras questões em seu parecer desde que preserve a parte do voto. Assim, o mencionado “contexto político” que Jovair Arantes estuda fazer em seu relatório seria possível, na opinião do professor. “O relatório é a fundamentação do voto, não é o voto, não é a decisão. Se, na parte final, na parte dispositiva, ele tratar apenas do objeto do impeachment, não acredito que haja problema”, avaliou.

comissão Vota na segunda-feira

O relatório da comissão pode ser aprovado ou rejeitado na comissão do impeachment, formada por 65 parlamentares, por maioria simples. O presidente da comissão, Rogério Rosso (PSD-DF), disse que o relatório será votado no fim da tarde de segunda-feira (11). Se aprovado, segue para o plenário, onde é necessário o voto de pelo menos 342 deputados para que o Senado seja autorizado a abrir um processo de impeachment.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]