Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Justiça

Renan diz que não promulgou emenda dos TRFs por "erro formal" no texto

A nota foi usada por Renan para justificar a promulgação da emenda nesta quinta-feira por André Vargas

Em nota divulgada nesta quinta-feira (6), o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) reiterou que não promulgou a emenda constitucional que cria quatro novos Tribunais Regionais Federais (TRFs) no país porque há um "erro formal" no texto, com divergências entre a proposta aprovada pela Câmara e a que passou no Senado. A nota foi usada por Renan para justificar a promulgação da emenda, nesta quinta-feira, pelo presidente em exercício do Congresso, deputado André Vargas (PT-PR).

Vargas aproveitou viagem de Renan a Portugal e, no comando do Legislativo, promulgou a emenda -mas negociou com o presidente do Senado a ação nos bastidores. "A opção de não promulgar a emenda constitucional que criou quatro novos Tribunais Regionais Federais decorreu do entendimento de que a proposta contem erro formal, suscetível de questionamentos jurídicos, já que o texto aprovado pela Câmara dos Deputados sofreu alterações substanciais em relação ao que foi enviado pelo Senado Federal", disse Renan.

O senador afirma ainda, na nota, que não pode "limitar as competências regimentais do primeiro vice-presidente do Congresso Nacional", por isso manteve sua viagem ao exterior. "Igualmente não poderia, eternamente, adiar ou cancelar compromissos oficiais em virtude desta emenda", completou.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.