• Carregando...
 | Pedro Serápio/ Gazeta do Povo
| Foto: Pedro Serápio/ Gazeta do Povo

A direção do PSDB de São Paulo decidiu esvaziar a reunião marcada para a tarde de ontem para discutir as estratégias do partido para as eleições presidencial e estadual. Das 47 coordenadorias que participariam do encontro, foram chamadas apenas sete – Grande São Paulo, Baixada Santista e Campinas. A decisão foi tomada na última sexta-feira pela legenda, que encaminhou uma mensagem aos membros do partido informando sobre a restrição. "É uma reunião de análise do nosso trabalho", disse o presidente do PSDB paulista, deputado Antonio Mendes Thame. Segundo ele, a militância estadual do partido está ansiosa para a oficialização da candidatura do governador de São Paulo, José Serra, à Presidência. O partido pediu ao TRE-SP para antecipar as inserções que seriam exibidas ao longo de março e maio. As propagandas aparecerão no momento que será anunciada oficialmente a pré-candidatura de Serra, o que deve acontecer em abril.

* * * * *

Conversa afiada

Ângelo Vanhoni (PT), Presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara. O deputados é um dos três paranaenses eleitos para presidir uma das comissões permanentes da Câmara neste ano.

Quais serão os desafios da Comissão de Educação e Cultura da Câmara neste ano?

A mudança na Lei Rouanet, A PEC 150, que estipula 2% do Orçamento da união para iniciativa na área de cultura e a sistematização do sistema nacional de Cultura. No caso das mudanças na Lei Rouanet, elas já estão prontas para serem votadas em plenário, mas é a comissão quem encaminha isso. Para a área de educação, um dos principais pontos é o novo Plano Nacional de Educação, que deverá conter as diretrizes e metas para a educação brasileira para os próximos dez anos.

Presidindo a Comissão de Educação e Cultura, como o senhor pode ajudar o Paraná?

Ao longo desses anos o Paraná acabou sendo distinguido em relação a verbas federais, principalmente as destinadas ao ensino superior. Agora, principalmente com a discussão do Plano Nacional de Educação, teremos a oportunidade de reparar essa situação, que atinge também os estados da Bahia e do Ceará.

* * * * * *

De saída

Além do prefeito Beto Richa (PSDB), outros três integrantes do comando da prefeitura de Curitiba devem deixar seus cargos até o fim deste mês para concorrer à eleição deste ano. O secretário antidrogas, Fernando Franceschini, e o secretário de Administração, José Richa Filho, devem concorrer a uma vaga na Câmara Federal. Já o secretário de governo, Rui Hara, deixará o cargo para tentar se eleger a deputado estadual.

De chegada

O vereador Mário Celso (PSB), líder do prefeito na Câmara Municipal de Curitiba, deve substituir o secretário de governo Rui Hara no cargo. Se a ida de Mário Celso para a prefeitura de Curitiba se confirmar, fica estabelecida na Câmara Municipal a disputa pela liderança do prefeito na Casa. Os vereadores tucanos, Serginho do Posto e João do Suco, são os mais cotados para a vaga.

* * * * * *

Pinga-fogo

"A Câmara virou um dissídio coletivo."

Do deputado José Genoino (PT-SP) criticando a tendência dos colegas na Câmara Federal de aprovar neste ano os projetos populares que entram na pauta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]