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Richa: 213 feridos para garantir extra de  R$ 150 milhões mensais. | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Richa: 213 feridos para garantir extra de R$ 150 milhões mensais.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

A insistência em votar e aprovar o projeto que altera a previdência estadual, mesmo a duras penas (213 pessoas ficaram feridas no confronto com a Polícia Militar), deve comprometer de maneira irreversível o capital político do governador Beto Richa (PSDB). Essa é a avaliação de cientistas políticos ouvidos pela Gazeta do Povo.

“É a pior repressão já vivida no Paraná”, diz cientista político

Cientista político ouvido pela Gazeta do Povo afirma que o episódio que resultou em 213 feridos é a “pior repressão” da história recente do estado.

“Eu acho que esse evento superou muito o que aconteceu em 1988 [quando o então governador Alvaro Dias colocou a cavalaria contra professores em greve]. É a pior repressão já vivida até hoje no Paraná pela sua simbologia, já que foi ataque contra professores”, diz o cientista político da Uninter Luís Domingos Costa.

Em 30 de agosto de 1988, professores da rede estadual em greve foram recebidos pela cavalaria da Polícia Militar, avançando com cães e bombas de efeito moral. A data atualmente é comemorada como símbolo de luta dos docentes. E o episódio “persegue” até hoje o atual senador Alvaro Dias.

A diferença, porém, é que em 1988 foram registrados apenas 10 feridos e cinco pessoas presas. Já em 2015, foram 213 feridos e sete presos, segundo a contagem atualizada pela Gazeta do Povo até o fechamento desta edição.

Costa lembra ainda que, em 1988, o país havia acabado de sair de uma ditadura militar, o que tornava a repressão mais “factível”.

“Não é só um erro político [de Beto Richa], que pode levar ao governador perder a sua maioria no parlamento. É um erro institucional. É uma afronta a todos os critérios de democracia, um problema muito mais sério”, diz o cientista político. (AA)

Para os especialistas, o governo cometeu uma série de erros que culminaram no confronto. E o maior pecado seria ignorar o momento político delicado e não recuar de uma estratégia de segurança controversa mesmo após o clima ter ficado pesado nos arredores do Centro Cívico desde o fim de semana passado.

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“Foi uma aposta muito alta tentar fazer passar o projeto de qualquer jeito. Ainda veremos os efeitos, mas [o confronto] irá acirrar os ânimos e colocar na discussão a população que estava relativamente alheia, já que antes ela envolvia apenas os servidores”, diz Fabrício Tomio, da UFPR.

Para Luiz Domingos Costa, da Uninter, Richa pecou em não explicar por que não poderia retirar o dinheiro que ele espera obter com a mudança na Paranaprevidência (R$ 125 milhões mensais) de outra área do Executivo. “A urgência de votar o projeto mesmo com as coisas piorando não ficou clara. A teoria de que ele já gastou esse dinheiro ganha plausabilidade”, afirma Costa. “Eu acho que a partir de agora ele vai se arrastar até o fim do mandato”, crava.

Segundo os especialistas, o primeiro erro do governo teria ocorrido ainda no fim de 2014, quando, já eleito, Richa conseguiu aprovar o primeiro “pacotaço” de medidas para recuperar as contas do estado, que reajustava impostos. Durante a campanha, ele dizia que as finanças estavam saneadas e que“o melhor estava por vir”. “A partir desse momento começou a cair a popularidade do governador nos principais segmentos da sociedade, o que culminou em uma série de greves”, avalia o cientista político Doacir Quadros, da Uninter. Entre fevereiro e março, professores ficaram em greve por 29 dias.

Em março, poucos dias após a primeira tentativa do governo de aprovar o segundo pacotaço (com as mudanças no Paranáprevidência e o ajuste fiscal) a toque de caixa, a aprovação de Richa despencou e 76% dos paranaenses desaprovavam sua gestão.

Na ocasião, o Executivo teve que recuar das propostas depois que milhares de servidores ocuparam o Centro Cívico e a situação se tornou insustentável. O governo se comprometeu a debater os projetos com as categorias antes de reapresentá-las.

A má repercussão desse episódio comprometeu o apoio dos deputados da base, antes tido como incondicional. O Palácio Iguaçu teve que se ver na função de negociar com deputados para obter a garantia de que eles votariam medidas polêmicas junto com o governo. Outro resultado foi a eliminação do regime de comissão geral, medida que permitia que projetos tivessem tramitação acelerada na Casa, geralmente reservado a projetos do governo.

Pouco mais de dois meses depois desta primeira derrota, o projeto voltou a tramitar nesta semana na Assembleia com redação suavizada. Para garantir que dessa vez ocorreria votação, o perímetro da Assembleia e do Palácio Iguaçu foram cercados ainda durante o fim de semana, e um efetivo de mais de mil policiais foi deslocado para proteger os deputados. Ao mesmo tempo, professores da rede estadual e servidores de outras categorias voltaram a ocupar a Praça Nossa Senhora da Salete.

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