• Carregando...
 | Albari Rosa/Gazeta do Povo
| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, voltou, nesta sexta-feira, a defender as investigações sobre políticos e grandes empreiteiras envolvidos em desvios de dinheiro da Petrobras. Num encontro com procuradores de Justiça de todo país, na sede da Procuradoria-Geral da República (PGR), Janot disse que o momento é de reflexão e de aprofundamento das investigações sobre o que seria, na visão no Ministério Público, o maior escândalo de corrupção da história do país.

“PGR declara que garantirá o exercício independente do MP na investigação do maior esquema de corrupção já revelado no país”, diz comentário divulgado pela equipe do procurador-geral no Twitter. Desde que pediu a abertura de inquérito os presidentes da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) e outros 33 parlamentares, suspeitos de envolvimento em corrupção, Janot tem sido alvo de duros ataques.

Renan Calheiros chegou a propor a criação de uma CPI do Ministério Público. Deputados do baixo clero, ligados a Eduardo Cunha, apresentaram a CPI da Petrobras requerimentos para convocar e até quebrar o sigilo telefônico do chefe do procurador-geral da República. A resistência de parlamentares, que não aceitam ser investigados por corrupção, tem sido acompanhada com preocupação pelo Ministério Público Federal e até dentro do Congresso Nacional.

Depois de acompanhar perplexo o festival de bajulação de deputados a Cunha, depois de um discurso dele na CPI contra as investigações da Operação Lava Jato, o deputado Chico Alencar (PSol-RJ) ligou para Janot para manifestar solidariedade ao procurador-geral. Na próxima semana, Alencar e outros deputados vão fazer uma visita e reafirmar apoio ao procurador-geral e a todo o Ministério Público Federal.

“A ação de blindagem a Cunha e dos outros 21 deputados sob inquérito, articulada por parlamentares do PMDB e do SD , já tem reação: um outro grupo de deputados se articula para manifestar solidariedade a Janot e apoio aos trabalhos do MPF”, disse Alencar.

Entre os deputados que vão manifestar apoio a Janot estão Luiza Erundina (PSB-SP), Eliziane Gama (PPS-MA) e Júlio Delgado (PSB-MG).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]