• Carregando...
 | Daniel Derevecki/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Derevecki/Gazeta do Povo

O secretário estadual do Trabalho, Luiz Claudio Romanelli (PMDB), foto 1, terá reunião hoje às 14 horas com representantes das centrais sindicais para começar a discutir o reajuste a ser aplicado no salário mínimo regional. Não deverá haver dificuldade para acertar o índice, já que a proposta governista é bem próxima do que querem as centrais sindicais: inflação dos últimos 12 meses mais o porcentual de crescimento do PIB estadual em 2010. O reajuste, com isso, ficará entre 9% e 14% e manterá o Paraná com o maior mínimo regional. Hoje, há cinco faixas com valor entre R$ 663 e R$ 765.

Número

27 cidades é a quantidade de municípios que irão compor a região metropolitana de Curitiba (RMC) se os deputados estaduais derrubarem o veto do ex-governador Roberto Requião (PMDB) a inclusão de Piên no grupo. Esse é um dos 20 vetos que serão votados hoje à tarde na Assembleia Legislativa do Paraná. A última modificação na composição da RMC foi em 2002, com a entrada da Lapa.

Recadastramento no governo do Paraná

A equipe do governador Beto Richa também está fazendo um recadastramento de funcionários similar ao que aconteceu recentemente na Assembleia Legislativa. Os gestores de cada secretaria têm até a próxima quarta-feira para confirmar os dados de pessoal e patrimônio no site da Coordenação de Controle Interno. Entre os dados a serem detalhados estão: número de cargos em comissão, de funcionários efetivos e celetistas; o padrão remuneratório; quantidade de servidores à disposição de outros órgãos; inventário do patrimônio etc.

Dalazen no TST 1

O desembargador João Oreste Dalazen deve tomar posse no cargo de presidente Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, na quarta-feira. Ele será o primeiro magistrado do Paraná a presidir um tribunal superior da Justiça brasileira. Porém Dalazen assumirá amparado em uma liminar do Supremo Tribunal Federal (STF) concedida na sexta-feira pelo ministro José Antonio Dias Toffoli, que derrubou uma decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Dalazen no TST 2

Apesar de ter sido eleito para o cargo, o desembargador teve a eleição contestada pela Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra) no CNJ. A associação viu ilegalidade no fato de Dalazen ser eleito presidente depois de passar quatro anos em outros cargos diretivos do TST, como a corregedoria e vice-presidência. Isso fere a Lei Orgânica da Magistratura, acredita a Anamatra.

Dias Toffoli reverteu o entendimento e garantiu a posse do paranaense.

TC com petição eletrônica

Começa a funcionar hoje no site do Tribunal de Contas (TC) do Paraná o peticionamento eletrônico, ou seja, será possível protocolar documentos via internet, sem necessidade de estar presente na sede do tribunal, em Curitiba. O sistema deverá beneficiar, principalmente, advogados e administradores públicos do interior do estado. O serviço estará disponível dentro do portal e-Contas Paraná, ao clicar no link "Comunidades", dentro do site do TC (tce.pr.gov.br).

Dilma com Ana Maria

A presidente Dilma Rousseff grava hoje participação especial no programa "Mais Você", de Ana Maria Braga, no Rio de Janeiro. A exibição da entrevista deve acontecer no Dia da Mulher, 8 de março, terça-feira de carnaval.

Essa é a segunda entrevista que Dilma concede a apresentadoras de TV. Na quinta-feira passada, Hebe Camargo foi recebida para um café da manhã no Palácio da Alvorada. A gravação irá ao ar na estreia do programa de Hebe na Rede TV!, no dia 15 de março.

"O governo não pode tratar sua relação com outro poder, que é independente, como se estivesse negociando com sindicato de motorista de ônibus."

Gabriel Wedy, presidente da Associação dos Juízes Federais, ao criticar na semana passada a decisão da presidente Dilma Rousseff de não negociar o pedido de reajuste salarial dos magistrados de 14,79%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]