• Carregando...
O tucano Aécio Neves segue como o candidato preferido dos paranaenses. | Pedro França/Agência Senado
O tucano Aécio Neves segue como o candidato preferido dos paranaenses.| Foto: Pedro França/Agência Senado

Se as eleições presidenciais fossem realizadas hoje, o candidato do PSDB Aécio Neves teria 46,8% das intenções de voto dos paranaenses e ficaria em primeiro lugar na disputa no estado. De acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas, o segundo lugar seria de Marina Silva, que aparece com 17,9% das intenções de voto.

Avaliação negativa de Dilma chega a 68% e bate recorde

A perspectiva negativa da população para o restante do governo subiu de 55% em março para 61% de acordo com o Ibope

Leia a matéria completa

Nesse cenário, o presidente Lula (PT) chegaria apenas ao terceiro lugar no Paraná, com apenas 14,9% dos votos. Segundo o Paraná Pesquisas, 4% dos paranaenses votariam no presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB). O senador Ronaldo Caiado (DEM) aparece com 2,8% dos votos.

A maior parte dos eleitores paranaenses de Marina Silva está na faixa dos 16 a 24 anos. Apenas 9% dos eleitores com mais de 60 anos votariam em Marina, de acordo com a pesquisa.

Já o ex-presidente Lula (PT) faz mais sucesso entre os eleitores com mais de 60 anos. Se levado em conta apenas esse público, o petista ficaria em segundo lugar na disputa, com 24,2% dos votos. Apenas 12,2% do público entre 16 e 24 anos votariam no petista.

Já o público que votaria em Aécio é o mais equilibrado. O tucano tem preferência de mais de 45% em todas as faixas etárias pesquisadas. O maior público, porém, é formado por jovens de até 24 anos.

Outro candidato

O cenário favorável ao PSDB no Paraná muda se o candidato for o governador de São Paulo Geraldo Alckmin. O tucano ficaria em segundo lugar, com 26,8% das intenções de voto no Paraná, atrás da candidata Marina Silva, que teria 28% dos votos.

Nesse novo cenário, o ex-presidente Lula continuaria em terceiro lugar, mas dessa vez com 16,9% das intenções de voto. Cunha também sobe na pesquisa em que Alckmin é o candidato tucano. O presidente da Câmara teria 6,11% dos votos. Caiado chegaria aos 3,2%.

Enquanto a popularidade de Aécio é maior entre jovens de até 24 anos, Alckmin tem apenas 21% das intenções de voto de paranaenses nessa idade. É o público em que o governador de São Paulo tem menos adeptos no Paraná.

Metodologia

Foram ouvidos 1.344 eleitores de 58 municípios paranaenses entre 20 e 24 de junho. A margem de erro é de 5 pontos porcentuais, num intervalo de confiança de 95%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]