• Carregando...
Vice-presidente no Conselho de Ética da Câmara, Sandro Alex reclama da contaminação dos trabalhos legislativos por causa do envolvimento de parlamentares com corrupção. | Nilson Bastian/ Câmara dos Deputados/Fotos Públicas
Vice-presidente no Conselho de Ética da Câmara, Sandro Alex reclama da contaminação dos trabalhos legislativos por causa do envolvimento de parlamentares com corrupção.| Foto: Nilson Bastian/ Câmara dos Deputados/Fotos Públicas

A paralisia que tomou o Congresso Nacional nesta quarta-feira (25) após a prisão do senador Delcídio Amaral (PT-MS) causou indignação ao deputado federal Sandro Alex (PPS-PR), primeiro vice-presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados. “Enquanto não se resolver de fato o envolvimento de políticos com a corrupção não vamos conseguir tirar o Brasil do lugar em que ele está. É necessário encarar o assunto”, afirmou.

Sandro Alex disse que o cenário no Congresso Nacional é desolador. “O que se ouve por aqui é a surpresa pela prisão e questionamentos sobre quanto tempo o senador ficará preso. Ninguém fala dos motivos que levaram à prisão”, relatou. “São tantas prisões que perdemos a referência, mas o ocorrido é de uma gravidade imensa. Se há um fundo nesse poço, o atingimos”, afirmou.

O Congresso Nacional votaria na sessão desta quarta a alteração da meta fiscal de 2015, fundamental para a presidente Dilma Rousseff (PT) cumprir a lei orçamentária e espantar a possibilidade de sofrer um pedido de impeachment por crime de responsabilidade no mandato atual. A sessão estava marcada para ocorrer de manhã, foi transferida para a tarde e novamente postergada para a próxima semana.

O fato de os presidentes da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), terem sido citados nas investigações da Lava Jato, assim como outras figuras que estão no comando das decisões sobre as pautas de votações, causa uma grande contaminação ao trabalho do Congresso, avalia Sandro Alex. “Na semana passada gastamos um dia de trabalho porque o plenário foi contaminado pelas discussões dos atos do Conselho de Ética. Agora perdemos outro dia, porque a meta do governo para esta quarta-feira é tentar livrar um senador da prisão”, acrescentou.

A reportagem tentou contato com outros deputados para comentar o dia na Câmara, mas os parlamentares não atenderam aos telefonemas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]