• Carregando...
Paulo Salamuni, presidente da Câmara | Henry Milleo/ Gazeta do Povo
Paulo Salamuni, presidente da Câmara| Foto: Henry Milleo/ Gazeta do Povo

Pelo menos 76% dos 68 projetos aprovados pela Câmara Municipal de Curitiba no primeiro semestre deste ano têm pouca ou nenhuma relevância aos cidadãos. O levantamento feito pela Gazeta do Povo no Sistema de Proposições Legislativas (SPL), disponível no site da Câmara, mostra que 22 projetos buscam instituir nomes de bem público não especificados; outros 20 declaravam utilidade pública e 8 nomeavam cidadãos honorários. O Relatório Periódico das Atividades Parlamentares foi divulgado ontem pelo presidente da Câmara, Paulo Salamuni (PV, foto).

Aliás...

Está no plenário para recebimento de emendas um projeto de resolução que altera 36 itens do regimento interno da Câmara de Curitiba. Entre as principais mudanças está a oficialização do colégio de líderes, que passará a existir formalmente, com a função de definir a pauta de votações. Entretanto, um fato chama a atenção: uma comissão de reforma do regimento foi montada na última legislatura, e apresentou um projeto aprovado pela Câmara em novembro do ano passado. Ou seja, há pouco mais de seis meses, um projeto sobre o mesmo tema foi aprovado.

Tucanos reunidos

Os deputados estaduais Valdir Rossoni e Ademar Traiano embarcaram ontem para Brasília para participar de reuniões com o comando nacional do PSDB. Eles são, respectivamente, presidente e secretário-geral do partido no Paraná. Ontem à noite, eles jantariam com o senador Aécio Neves (MG), presidente nacional da legenda e pré-candidato a presidente da República. Hoje, vão participar de uma reunião geral do PSDB para discutir as eleições do ano que vem.

Lula não

"Não existe esse cenário." A frase é do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), sobre uma possível candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República em 2014. "Sendo PMDB, como sou, não existe esse cenário", disse ele em relação à declaração do presidente do PT, Rui Falcão, sobre a possível candidatura. Segundo Alves, a ideia do PMDB é fortalecer a candidatura à reeleição de Dilma.

Helicópteros

O governo do Rio publicou ontem um decreto para disciplinar o uso de helicópteros do estado, mas pouca coisa mudou. Pelas regras, as autoridades poderão usar as aeronaves "por questões de segurança", motivo dado por Cabral para utilizar helicóptero diariamente para percorrer 7 quilômetros. Segundo a revista Veja, os helicópteros eram usados também pelos filhos de Cabral e babás para voos rumo a Mangaratiba, onde eles têm casa de veraneio.

Campos nas ruas

Depois de um período afastado das ruas, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB-PE), provável candidato à Presidência da República, retomou a "agenda positiva" nas ruas. Desde os protestos de junho, o governador se dedicava a agendas administrativas ou a eventos com público restrito. Nos últimos 26 dias, porém, inaugurou 20 obras em 15 cidades diferentes. A maioria foi no interior, onde a população ainda venera seu avô, o ex-governador Miguel Arraes (1916-2005). Ontem, testou sua popularidade na inauguração de um viaduto em Olinda, na região metropolitana do Recife.

Pinga-fogo

"Sou da época em que, se a gente se manifestasse, ia preso, ia para a cadeia. Hoje no Brasil é tão bom, e é tão forte essa questão, é possível participar, é possível falar, é possível externar sua opinião e só tem um jeito de você avançar, de você melhorar."

Dilma Rousseff, ao sancionar o projeto que prevê a meia-entrada para jovens.

Colaboraram: Euclides Lucas Garcia, Chico Marés e Tomas Rieger.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]