
Pinga-fogo
"Eu, como presidente [do Senado], não posso antecipar, mas acho que o clima da Casa é bem desfavorável ao senador Demóstenes."
José Sarney (PMDB-AP, foto acima), senador, comentando a situação de Demóstenes Torres (sem partido-GO). Na próxima quarta-feira, o Senado vota o pedido de cassação de Demóstenes.
Os líderes das duas maiores bancadas da Câmara dos Deputados, Jilmar Tatto (PT-SP, foto acima) e Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), disseram não acreditar na necessidade de urgência para a tramitação, na Casa, da Proposta de Emenda à Constituição que estabelece o fim do voto secreto para as cassações de mandato de deputados federais e senadores. Na quarta-feira, o Senado, por 56 votos a 1, aprovou o voto aberto para esse caso, mas para a medida entrar em vigor precisa ser aprovada em dois turnos pela Câmara. Segundo os líderes, o tema não é consenso entre os deputados nem prioridade para a pauta de votações da última semana de atividades da Câmara antes do recesso parlamentar.
Aliás...
Mesmo tendo entrado na pauta do Senado devido à pressão causada pelo processo de cassação do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), já havia uma sinalização de que não haveria tempo suficiente para a proposta ser analisada pelos deputados e ter validade para o processo de quebra de decoro parlamentar contra o senador. Há o temor de alguns parlamentares que, devido ao voto em plenário ser secreto, Demóstenes acabe sendo absolvido.
Coerência (?)
Embora o PSDB de Curitiba cobre coerência do pedetista Gustavo Fruet por ele ter saído do ninho tucano para ser aliado do PT, os tucanos paranaenses também têm suas incoerências. Em União da Vitória, no Sul do estado, o PSDB terá o candidato a vice na chapa encabeçada pelo ex-deputado petista Pedro Ivo. Presidente do PSDB no Paraná, Valdir Rossoni, que tem a base eleitoral na região, disse que a decisão se baseou na ética. "Se ele [Pedro Ivo] era bom para ser vice, por que não para ser o cabeça de chapa?", justificou, alegando que o atual prefeito, que é do PSDB, desistiu da candidatura por problemas de saúde.
Na internet
Hoje é o último dia para o cidadão encaminhar sugestões ao Projeto do Marco Civil da Internet ao site e-Democracia, espaço de participação do cidadão na página na internet da Câmara dos Deputados. O texto deverá ser votado pela comissão especial criada para analisar a matéria na próxima semana, antes do recesso parlamentar. A página da Câmara para enviar sugestões e conhecer um pouco mais da proposta é: bit.ly/JxyKif
Desapropriação
O governo do estado, através da Procuradoria Geral, entrou ontem com a ação de desapropriação do Centro Comercial Essenfelder. O edifício localizado no Alto da Glória, em Curitiba, é uma das sedes do Tribunal de Justiça e abriga escritórios de empresas privadas. O processo tramita na 1ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba. As despesas da desapropriação serão pagas pelo Fundo de Reequipamento do Poder Judiciário.
Colaboram: Euclides Lucas Garcia e Karlos Kohlbach.
-
Falta de exigência e ideologização do ensino retêm Brasil entre lanternas da educação no mundo
-
Reconhecida internacionalmente, Marina Silva tem influência limitada no governo Lula
-
Como Lula e o Brasil acompanham a crise provocada por Maduro
-
Veículos militares enviados a Roraima não são “tanques” e geram efeito dissuasório limitado