• Carregando...

Superlotado por quase 10 mil servidores e tendo que aceitar a voracidade de senadores por gabinetes cada vez maiores, de 200 e 300 metros quadrados, o Senado iniciará nos próximos dias um estudo de utilização de seu espaço físico. A ideia é mapear todas as dependências da Casa e propor medidas para conter o uso abusivo de determinadas áreas.

O Senado aluga espaço para nove órgãos públicos, quatro empresas particulares e cinco entidades particulares, além de cinco instituições bancárias, aí entendidos os locais ocupados por caixas eletrônicos, e mais uma empresa pública e cinco pessoas jurídicas de direito privado, como são chamadas as presidências dos partidos. O número de locatários, ou "utentes", que pa­­gam pelo metro quadrado utilizado chega a 30. Já os que utilizam as dependências da instituição sem ônus somam 5 beneficiados.

A falta de espaço tem deslocado órgãos da administração para atender a senadores ou partidos. É o que ocorreu, por exemplo, com o retorno do senador Jader Barbalho (PMDB-PA) à Casa. Au­­to­rizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a assumir o mandato, após ter sido barrado pela Lei da Ficha Limpa, Jader tem privilégios por ter exercido o cargo de presidente da Casa. E como fizeram seus colegas de cargo Renan Calheiros e o atual presidente, José Sarney (PMDB-AP), ele optou em instalar seu gabinete no anexo I, como é chamada a torre de 25 andares que fica perto do Palácio do Planalto.

Para satisfazer o desejo de Jader, a diretoria adjunta da Casa teve de se deslocar para o térreo, passando a ocupar uma área disponibilizada para a Polícia Legislativa. O gabinete do senador peemedebista ocupará 90% do segundo andar da torre, abaixo da diretoria-geral. Outros 18 senadores também estão instalados na torre, retomando o procedimento original da ocupação do Senado.

A "debandada" da torre se deu há alguns anos, quando a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros assinaram laudos mostrando a insegurança do local. O efeito contrário começou depois que os problemas foram corrigidos, e desde que a facilidade de acesso ao Senado resultou na presença de eleitores nos gabinetes, cobrando as promessas de campanha. Ao anexo, no entanto, os eleitores têm mais dificuldade de acesso. E os gabinetes que antes ocupavam a terça parte de cada andar, foram se estendendo e hoje ocupam praticamente todo o espaço.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]