• Carregando...
Sítio fica em Atibaia (SP). | MÁRCIO FERNANDES/ESTADÃO CONTEÚDO
Sítio fica em Atibaia (SP).| Foto: MÁRCIO FERNANDES/ESTADÃO CONTEÚDO

O sítio em Atibaia (SP) frequentado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seus familiares dispõe de cobertura de celular sem os inconvenientes de sinal fraco em áreas não urbanas.

De acordo com reportagem do jornal “Valor”, a operadora Oi instalou uma torre a menos de 150 metros da propriedade rural. Os moradores de Atibaia referem-se a ela como “a antena do Lula”.

O caso foi revelado anteriormente pelo site “O Antagonista”.

Acusações podem colocar em risco sobrevivência política de Lula, diz jornal britânico

Leia a matéria completa

O equipamento, ainda segundo o jornal, não está no ponto mais alto da região e não segue o traçado das rodovias que dão acesso a Atibaia, diferentemente das outras 18 torres que a Oi mantém na cidade. As operadoras Tim (com 18 torres na região) e Vivo (27 torres) não instalaram nenhuma antena próxima do sítio.

Uma dona de casa que mora a cerca de um quilômetro da antena disse ao jornal que ela não recebe sinal da Oi. Especialistas em tecnologia celular consideraram “atípico” que a ERB (Estação Rádio Base) próxima ao sítio não siga o eixo rodoviário.

A torre foi instalada em setembro de 2011, quando a empreiteira Andrade Gutierrez, uma das investigadas na Lava Jato, compunha o bloco controlador da operadora.

De outubro de 2010 a 15 de janeiro de 2011, a propriedade rural frequentada por Lula passou por reformas que, segundo a fornecedora de materiais de construção, foram pagas pela empreiteira Odebrecht, outra investigada na Lava Jato.

Suspeita-se que Lula seja o real proprietário do sítio, que está registrado em nome dos empresários Fernando Bittar e Jacó Bittar, ambos sócios do filho mais velho de Lula, Fábio Luís, o Lulinha.

Como Lula ainda era presidente da República no final de 2010, uma reforma paga por empresas que tinham contratos com o poder público pode configurar improbidade administrativa.

Na quarta (17), Lula irá prestar depoimento na condição de investigado ao Ministério Público do estado de São Paulo. A promotoria investiga um tríplex no Guarujá (SP). Os investigadores suspeita, que a empreiteira OAS usou o prédio no Guarujá para repasse disfarçado de propina a agentes envolvidos no escândalo na Petrobras.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]