• Carregando...

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, admitiu nesta terça-feira (8) de forma clara, que enxerga empecilhos para a atualização do índice de produtividade que teria de apresentar, em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O indicador é utilizado para fins de reforma agrária. "Já estou concordando que o momento talvez não seja adequado. Há inadequação do momento e dos critérios", disse ao chegar à Comissão de Agricultura do Senado, onde participará de audiência pública. Esta posição contrária à alteração vem sendo reforçada constantemente pelos produtores agrícolas.

De acordo com o ministro, há uma discussão técnica que contesta o novo indicador, que levará em conta, se aprovado, apenas o cálculo da produção em relação a uma área. Para o ministro, é preciso levar em consideração também as condições de mercado e de preço. "Não há motivo para um agricultor produzir se não há mercado para o produto", argumentou.

Stephanes voltou a enfatizar, porém, que a reação política é o aspecto mais forte em relação ao debate sobre a criação de um novo índice. Ele salientou que os 25 secretários estaduais mostraram-se unanimemente contrários à atualização por conta dos impactos da crise financeira internacional. "A situação é bastante complexa", afirmou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]