• Carregando...
Altineu Côrtes, sub-relator da CPI: nsatisfação com a condução da comissão. | Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Altineu Côrtes, sub-relator da CPI: nsatisfação com a condução da comissão.| Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados

Um dos sub-relatores da CPI da Petrobras, deputado Altineu Côrtes (PR-RJ), fez críticas nesta quinta-feira (20) à própria comissão, dizendo-se “frustrado” e acusando a CPI de estar “prevaricando” [não cumprir com seu dever].

A CPI tem passado por um esvaziamento na volta do recesso parlamentar, com depoimentos considerados pouco importantes e baixa presença de parlamentares, e vem sendo acusada de blindar a investigação de políticos como o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Instalada em fevereiro, a CPI não obteve avanços em relação às investigações da Operação Lava Jato.

Paranaense cria saia justa para Eduardo Cunha: condecorar o “algoz” Sergio Moro

Leia a matéria completa

Altineu, que ocupa uma sub-relatoria destinada a investigar irregularidades em refinarias, demonstrou insatisfação com a condução da CPI, presidida pelo deputado Hugo Motta (PMDB-PB), aliado de Cunha. “Minha questão é apurar os fatos e eu acho que a CPI está prevaricando. Eu não quero sair daqui pra aparecer nos jornais que essa CPI não deu em nada”, afirmou Altineu.

Em um raro momento de crítica saída da cúpula da CPI, o deputado disse que está tentando trazer empresários importantes para a investigação e que os requerimentos não são aprovados. Citou como exemplo o empresário Eike Batista, que atuou na área de petróleo e foi alvo de um dos requerimentos de Altineu, ainda não votado.

“Eu quero trazer essas pessoas aqui. Eu posso ser voto vencido, [mas] vai sair daqui a 60 dias que a CPI prevaricou, porque não trouxe fulano, sicrano, beltrano, eu acho isso um absurdo”, disse. E completou: “Quando terminar a CPI o meu nome vai estar lá como participante e eu não quero sair como um dos membros da CPI que prevaricou, como aconteceu na CPI do Senado, como é dito aí pela imprensa. Gostaria que isso não acontecesse”.

O vice-presidente da CPI, Antônio Imbassahy (PSDB-BA), rebateu as acusações e disse discordar da avaliação do deputado. O presidente Hugo Motta ainda não havia chegado à sessão quando as críticas foram feitas.

Outros deputados, mas que não fazem parte da cúpula, também têm feito constantes críticas à CPI e dizem que está sendo esvaziada, como a deputada Eliziane Gama (PPS-MA) e o deputado Ivan Valente (PSol-SP). Nesta quinta (20), Valente defendeu que a CPI convoque Eduardo Cunha, depois que houve o anúncio de que ele será denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]