• Carregando...

Conhecido por suas performances musicais, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) cantou hoje trechos de músicas de Vinicius de Moraes no plenário do Senado em homenagem ao centenário do nascimento do compositor brasileiro.

Mesmo com o plenário esvaziado --apenas três senadores acompanharam a fala e as canções de Suplicy-- o senador petista discursou por mais de meia hora, mesclando canções e poemas de Vinicius.

Suplicy cantou trechos das músicas "Chega de Saudade", "Garota de Ipanema" e "A Felicidade". Também relembrou momentos da carreira de Vinicius, como o filme "Orfeu Negro"--e relembrou trecho da canção "Manhã de Carnaval", que ganhou notoriedade após a exibição do filme.

"Olha, o Brasil hoje é algo que pode ser expresso por esta música tão bela do Orfeu do Carnaval, que diz: 'Tristeza não tem fim, felicidade sim. A felicidade do pobre parece a grande ilusão do carnaval. A gente trabalha o ano inteiro, por um momento de sonho, pra fazer a fantasia de rei ou de pirata ou jardineira, pra tudo se acabar na quarta-feira'", cantou Suplicy.

O senador disse que Vinicius, "o diplomata, o poeta, o escritor", foi o homem que "mudou a música brasileira". "Vinicius conseguiu criar uma música popular que transcendeu todas as classes, todas as raças, todas as pessoas, como nunca havia acontecido no Brasil", afirmou.

Ao final do discurso, Suplicy foi aplaudido pelos poucos senadores que estavam em plenário. Mas sua performance como cantor não agradou todos os presentes. "Como cantor, o senhor é um ótimo senador", disse Ana Amélia Lemos (PP-RS).

"O senhor é cantor, senador, artista. Entre todas essas suas atribuições, eu fico com a de senador", ironizou Paulo Paim (PT-RS).

O Senado realizou hoje sessão em homenagem ao centenário do nascimento de Vinicius. Suplicy não participou do ato solene porque disse que estava em um compromisso anteriormente agendado, por isso usou parte da sessão tradicional do Senado para homenagear o compositor.

Não é a primeira vez que o senador usa o plenário do Senado para cantar. Em 2010, o petista cantou trechos da música "Para Não Dizer que Não Falei das Flores", de Geraldo Vandré.

Também surpreendeu os colegas cantando uma canção de Cat Stevens para comemorar o Dia dos Pais. Ele ainda fez interpretações de Bob Dylan e do grupo de rap Racionais MC's.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]