• Carregando...

Lembrado como alternativa para a vaga de vice na chapa encabeçada pelo também tucano José Serra na disputa pela Presidência da República, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) afirmou nesta segunda-feira não estar convencido de que é boa a estratégia do governador de São Paulo de adiar ainda mais o anúncio de sua candidatura e que seu nome "não está à disposição" do partido.

Para Tasso, não bastou a declaração pública de Serra da semana passada dizendo nunca ter abandonado a ideia de ser candidato e cobrou que o governador de São Paulo "caia na vida". Numa referência indireta ao ritmo acelerado da ministra-chefe da Casa Civil e pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, o senador afirmou que o atraso na campanha do PSDB na corrida pelo Palácio do Planalto é mais grave do que perder um bonde.

"O nosso trem está atrasado", disse ele. "Quando falo em ser candidato, é cair na rua, cair na vida. Articular, fazer visitas, chamar os estados, dar entrevistas e garantir na imprensa o mesmo espaço dado ao adversário", acrescentou.

Fugindo ao estilo cauteloso - até pelas divergências passadas que deixaram marcas na relação com Serra, quando apoiou Ciro Gomes para presidente da República em 2002 -, Tasso elevou o tom das críticas. Atribuiu a estratégia de Serra de adiar para abril o anúncio de sua candidatura "aos amigos dele":

"É uma estratégia que ninguém está entendendo. Acho isso uma loucura, sem sentido."

Para o senador, ainda há tempo para definir um vice na chapa tucana

Sobre a especulação em torno do seu nome para compor como vice numa eventual chapa puro-sangue, Tasso disse que a hora dessa discussão ainda não chegou.

"Primeiro a gente tem que ter um candidato na rua. O vice, tem tempo (para encontrar). A gente não tem mais tempo é de ficar sem candidato", afirmou o tucano.

O boato em torno de seu nome ganhou ênfase há cerca de dez dias quando pesquisa Datafolha mostrou que a diferença entre Serra e Dilma caiu para quatro pontos percentuais .

Tasso silenciou por mais de uma semana sobre o assunto. Nesse meio tempo, irritou os adversários do PT com o projeto de lei de sua autoria aprovado na Comissão de Educação do Senado que cria um benefício adicional ao Bolsa Família para os alunos que tiverem bom desempenho escolar . Na última sexta-feira, em Sobral, município da região norte do Ceará, terra natal do presidenciável Ciro Gomes (PSB), ele tocou no tema vice publicamente pela primeira vez. E foi enfático ao responder se seu nome estava à disposição do partido.

"Não. Meu nome não está à disposição, não. Hoje eu estou aqui no Ceará dedicado a fortalecer o meu partido", afirmou.

Já nesta segunda, Tasso afirmou que seu plano é continuar senador. Sobre a possibilidade de aceitar a vaga de vice caso Serra saia candidato, disse que não era "turrão" e encerrou a entrevista.

Em Sobral, onde foi receber uma comenda da Universidade Federal do Ceará, Tasso chegou ao local da solenidade de carona num carro dirigido pelo governador Cid Gomes (PSB), irmão de Ciro, e aliado do PT. A cena dos dois - que trocaram elogios mútuos durante entrevista - reacendeu o temor de petistas de que a aliança entre Tasso e os Ferreira Gomes seja reeditada em nível estadual. No plano nacional, o senador tem reafirmado que mesmo que Ciro seja candidato, Serra terá apoio incondicional do PSDB no Ceará.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]