• Carregando...
O prédio do Tribunal de Contas do Paraná | Brunno Covello/Gazeta do Povo/Arquivo
O prédio do Tribunal de Contas do Paraná| Foto: Brunno Covello/Gazeta do Povo/Arquivo

O Tribunal de Contas do Paraná (TC-PR) lançou nesta quarta-feira (21) o Portal Informação Para Todos (PIT), que promete apresentar dados de gastos públicos das 399 prefeituras do estado de forma mais transparente para a população. Cerca de 289 milhões de documentos coletados pelo órgão estarão presentes no site. No total, eles somam 1,35 terabytes de dados.

Para facilitar o acesso ao público, os documentos estarão dispostos em 12 seções temáticas: obras públicas, processos, gráficos, entidades, receitas, despesas, combustíveis, diárias, folha de pagamento, contratos, licitações e convênios. O sistema será atualizado mensalmente e terá um acesso didático, segundo o presidente do TCE, conselheiro Ivan Bonilha. “Basta ter tempo e curiosidade para utilizar o portal”, disse ele.

Acesse o site

O Portal Informação para Todos possui um acesso pela capa do site do TC-PR. Se preferir, clique aqui para abrir o PIT diretamente no mapa de municípios do Paraná.

O conselheiro acredita que, com o novo portal do TC-PR, a população poderá ser um agente fiscalizador e também terá uma visão mais crítica com o gasto público. “Não há um grande mérito em ser transparente. É um dever. Ao analisar os dados que disponibilizamos, a população é quem fará o juízo se determinado gasto é aceitável ou não”.

Em entrevista coletiva, realizada no auditório do Tribunal de Contas, estiveram presentes membros do TC-PR, da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e do Observatório Social do Brasil. Dos envolvidos no projeto, apenas a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) não contou com representante.

Para o presidente da Fiep, Edson Luiz Campagnolo, a criação do PIT é um marco para a transparência no país. “Há uns meses, quando fizemos uma visita aqui, o presidente compartilhou a proposta. E é incrível saber que temos milhões de dados concentrados e em apenas uma página temos o suficiente para questionar e ver dados citados por candidatos”, informou o empresário, recordando o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

“Transparência é um pré-requisito de qualidade. E nesse momento, quando disponibiliza os dados reunidos no TC, nós percebemos a importância da qualidade dos dados. Porque recentemente nós tivemos um caso emblemático que foi a cassação da presidente que os dados do Tribunal de Conta da União foi trazido às claras e contribuiu para o impeachment da Dilma. Por isso a transparência é essencial para os dias de hoje”, disse Campagnolo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]