
Durante o mandato do próximo governador do Paraná, o Tribunal de Contas do Estado vai passar por uma enorme renovação. Três dos quatro conselheiros se aposentarão compulsoriamente. Outro poderá ser substituído dependendo de decisão judicial. Dos sete, portanto, só três devem permanecer até o fim do mandato. Os que se aposentam são Hermas Brandão (foto), Caio Soares e Heinz Herwig. Todos em 2012 e 2013. Maurício Requião é o que está subjudice. Desses, três são de indicação política (governo ou Assembleia) e passarão pelo crivo de quem estiver no Palácio Iguaçu. Apenas a vaga de Caio Soares pertence ao corpo técnico do TC e deverá ser ocupada por um procurador ou por um auditor de carreira. Durante os seus dois últimos mandatos, Roberto Requião só pôde fazer duas indicações: escolheu seu irmão Maurício e Hermas.
Aliás...
Uma curiosidade. Os dois conselheiros que estão há mais tempo no TC estão entre os três que ainda vão ultrapassar o próximo governo. Artagão de Mattos Leão e Nestor Baptista entraram nos anos 80 e ainda estão longe de se aposentar.
Humor 1
O humorista Diogo Portugal pediu para receber em setembro o título de cidadão benemérito que a Assembleia aprovou para ele. Diz que já fez piada com todos os políticos do estado, inclusive com Fabio Camargo, que propôs o título. Mas garante que na cerimônia não deve brincar. "O [humorista] Fabio Silvestre fez brincadeira quando foi lá e já reclamaram", conta.
Aperto
Vida de candidato é difícil. Às vezes a fome aperta, mas a agenda corrida não tem brechas nem para o almoço. Ontem, Beto Richa chegou a Ponta Grossa no horário em que a maioria dos mortais já está na sobremesa: 13h30. Mas ainda foi para mais um compromisso. Na saída, já pelas duas da tarde, perguntou: "Mas nós não vamos comer?"
No lucro
Barbosa Neto (PDT) afirmou ontem que está tranquilo com a possibilidade de Antonio Belinati (PP) assumir a prefeitura de Londrina em seu lugar. Belinati venceu as eleições em 2008, mas não assumiu por causa de uma condenação no Tribunal de Contas. Reverteu a decisão e quer assumir a prefeitura. Barbosa Neto diz que já está "no lucro" por ter ficado como prefeito por um ano e meio.
Que se cale
Fernando Henrique Cardoso aproveitou a sua passagem pela Flip, a Festa Literária Internacional de Paraty, para provocar Lula. Num evento com Salman Rushdie, ouviu o escritor indiano elogiar a tradição norte-americana de ex-presidentes silenciarem sobre política. "Sou um ex-presidente que não fala. O Lula também acha que ex-presidente não deve falar. Estou esperando", disse.
Na espera
Terminou ontem o prazo para o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) julgar os registros de candidatura daqueles que vão disputar as eleições em outubro. No entanto, 295 pedidos ainda aguardavam o parecer dos juízes do Tribunal. Até agora, 649 dos 1.017 candidatos estão aptos a concorrer, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os juízes indeferiram 44 registro, três com base da Lei da Ficha Limpa. Já 29 candidatos desistiram de concorrer e renunciaram.
Humor 2
O humorista curitibano Diogo Portugal (foto) irá marchar, junto com outros colegas de profissão, em Copacabana, no Rio de Janeiro, no dia 22, contra a falta de senso de humor da política brasileira. O movimento é contra as regras do TSE, que restringiram a liberdade de expressão dos humoristas nas eleições. Eles estão proibidos, por exemplo, de fazer montagens ou trucagens com os candidatos.
Pinga-fogo
"Coloco mais gente do que ele na Boca Maldita."
Beto Richa, sobre o comício de Lula em Curitiba, no sábado passado.