• Carregando...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira (26), durante discurso na cerimônia de comemoração de 65 anos da Polícia Federal, que o papel da PF é tão "sagrado para a segurança" que eles não precisam aparecer na mídia. Segundo Lula, os policiais "precisam é agir com seriedade, porque quanto mais vocês agirem assim, mais respeitados vocês vão ser individualmente e do ponto de vista de instituição", discursou.

"Podem ter certeza de uma coisa. Tem gente que acha que pode virar importante aparecendo na capa do jornal, tem gente que acha que fica importante se der uma entrevista na televisão, tem gente que acha que fica importante se fizer uma pirotecnia e der uma entrevista na rádio. Na vida da gente a única coisa que vale a pena é a gente ser olhado como justo, como aqueles que agiram corretamente. Como aqueles que não tentaram tirar proveito da autoridade de um policial", salientou Lula.

Durante o discurso, o presidente também exaltou as qualidades da instituição e disse que os brasileiros têm que se orgulhar da Polícia Federal e do Ministério Público, mas pediu discrição no trabalho dos agentes.

"Deixe nós políticos aparecer na televisão, porque nós políticos abrimos a geladeira de manhã para pegar uma água e damos uma entrevista pensando que é a televisão. Nem o Ministério Público, nem o Judiciário e nem a Polícia Federal precisam disso [aparecer na mídia], discursou.

Operação Satiagraha

A Operação Satiagraha da Polícia Federal, que prendeu o banqueiro Daniel Dantas em julho do ano passado, foi criticada na época pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, pela espetacularização das prisões.

O presidente Lula, ao comentar a Operação em julho passado, pediu cuidado para que pessoas inocentes não sejam expostas nas investigações. "Queremos investigar, nós não queremos nem punir antecipadamente e nem absolver antecipadamente", disse.

"É importante que a Polícia Federal trabalhe com todo o cuidado para não criar manchetes envolvendo nomes de pessoas que depois se transformam em inocentes e ninguém pede desculpas", afirmou o presidente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]