• Carregando...

O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), incluiu na pauta da sessão desta terça-feira (9) o projeto de lei que libera bingos, caça-níqueis e videobingos no Brasil. Não há, no entanto, acordo para a votação nesta noite. O relatório sobre o tema aprovado na CCJ no ano passado, de autoria de Régis de Oliveira (PSC-SP), determina o repasse de parte dos recursos arrecadados com a atividade para as áreas de saúde, educação e cultura.

Temer justificou a inclusão na pauta do polêmico projeto argumentando ter recebido pedido de líderes de alguns partidos. Ele destacou que o projeto está pronto para ser pautado desde setembro. "Pediram que pautasse hoje a questão dos bingos, não sei se vamos conseguir votar, mas é um projeto que eu segurei por muito tempo já antes de colocar na pauta".

O líder do DEM, Paulo Bornhausen (SC), diz não concordar com a votação nesta noite, mesmo se declarando favorável ao projeto. Para o deputado, o problema é o lobby que está acontecendo na Casa em torno da proposta.

"Sou a favor do jogo, mas o que está acontecendo é muito difícil. A Casa acabou incorporando o espírito do lobby e não se consegue mais andar pelos corredores sem ser incomodado por alguém", afirmou Bornhausen.

Os líderes partidários, em paralelo, estão discutindo a possibilidade de suspender a análise de Propostas de Emenda Constitucional (PEC) na Câmara até o fim do período eleitoral. Esta decisão só será tomada na quarta-feira (10).

A suspensão da votação das PECs tem justamente o objetivo de refrear os lobbies na Casa. É cada vez maior a presença na Casa de grupos de pressão pedindo a aprovação de mudanças na Constituição. Temer acredita que a paralisação pode ser boa, mas enfatizou que a decisão será tomada pelos líderes.

O presidente da Câmara já avisou que caso se decida continuar com as mudanças na Constituição, ele só colocará em pauta o que tiver maioria folgada na Casa. A única exceção já acertada a esta possível regra é a votação nesta noite da PEC que reserva uma vaga para mulheres nas Mesas Diretoras da Câmara e do Senado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]