• Carregando...
Temer disse não ver “disposição conspiratória” no Congresso para atrapalhar a Lava Jato. | Lula Marques/Agência PT
Temer disse não ver “disposição conspiratória” no Congresso para atrapalhar a Lava Jato.| Foto: Lula Marques/Agência PT

O presidente interino Michel Temer (PMDB) afirmou que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, “fez seu papel” ao pedir as prisões de líderes de seu partido e disse que “não vale a pena” pedir seu impeachment, como cogitou o presidente do Senado, o peemedebista Renan Calheiros. As declarações de Temer vêm em um momento em que o Planalto busca passar a imagem de apoio à Operação Lava Jato.

“Acho que o procurador fez o papel dele – embora eu não saiba quais foram suas razões, possivelmente ele está motivado por depoimentos que tem em suas mãos. E o ministro Teori [Zavascki, do STF, que recusou os pedidos] também fez o [papel] dele adequadamente. No instante que começamos a perceber que temos que obedecer e enaltecer a atividade das instituições, estaremos aprimorando uma tentativa do que eu chamo de reconstitucionalizar o país”, afirmou o presidente em entrevista à rádio Jovem Pan.

Temer também voltou a negar que haja um plano para impedir as investigações da Operação Lava Jato e disse que não vê uma “disposição conspiratória” no Congresso.

Ministro da Justiça faz visita “de cortesia” para dar apoio a membros da Lava Jato

Leia a matéria completa

Elogios a parlamentares

O presidente ainda elogiou a atuação dos parlamentares e comemorou as recentes vitórias de seu governo como a aprovação da DRU (Desvinculação das Receitas da União). “Temos uma base muito consolidada no Senado, que há muito tempo não se via. Por exemplo, a DRU, que não era votada há mais de 11 meses e conseguimos aprovar em duas semanas o que. Precisávamos de 308 votos, conseguimos 344”, disse.

O interino afirmou também que deve anunciar em breve um acordo de renegociação da dívida dos estados com o BNDES, “principalmente daqueles que construíram estádios para a Copa”. Na semana passada, o Planalto anunciou a renegociação das dívidas estaduais com a União, mas a pendência com o banco estatal ficou de fora do acordo anunciado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]