• Carregando...
 | Beto Barata/PR
| Foto: Beto Barata/PR

O primeiro pronunciamento de Michel Temer como presidente efetivo, se Dilma Rousseff for afastada definitivamente do cargo, ocorrerá no dia 7 de setembro, em cadeia de rádio e TV. O conteúdo ainda está sendo elaborado pelo presidente interino e sua equipe, mas ele pedirá confiança e crença no futuro. O tom do discurso será o de se apresentar como presidente, após o impeachment.

Inicialmente, o Palácio do Planalto pretendia gravar o pronunciamento de Temer no dia seguinte ao julgamento final da presidente afastada, Dilma Rousseff, no Senado. No entanto, com o transcorrer do calendário incerto e a necessidade de viajar para a China, para encontro do G20, fez com que o governo repensasse a data. Não seria adequado o pronunciamento ir ao ar com o presidente em viagem, avaliaram seus auxiliares.

Em sua declaração, Temer pedirá confiança e falará sobre os sinais de recuperação da economia. Dirá que seu governo tem como prioridade recuperar empregos. Ele também falará nas reformas da Previdência, que será enviada ao Congresso em setembro; na limitação dos gastos públicos e nas mudanças das leis trabalhista e política.

No encontro com tucanos na noite de quarta-feira (17), Temer disse que o pronunciamento terá três eixos: a situação que encontrou o país, o que conseguiu fazer nesse período de interinidade pré-impeachment, e o que pretende fazer nos dois anos e quatro meses de governo efetivo. Ele fará um apelo ao apoio da sociedade para as medidas “amargas” que terá que fazer. O líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima (PB), argumentou, na conversa, que a população terá que entender que “amargo mesmo é o desemprego”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]