• Carregando...
Temer no encontro com as deputadas:  segundo ele, pouco tempo para formar o Ministério explica falta de mulheres. | Beto Barata/PR/Fotos Públicas
Temer no encontro com as deputadas: segundo ele, pouco tempo para formar o Ministério explica falta de mulheres.| Foto: Beto Barata/PR/Fotos Públicas

Acusado de preterir mulheres para cargos de alto escalão do governo, o presidente interino Michel Temer recebeu um grupo de deputadas no Palácio do Planalto nesta quinta-feira (19). No ministério inicial de Temer, quando assumiu a Presidência com o afastamento de Dilma Rousseff, não havia mulheres. Desde então, Michel Temer e os ministros passaram a ser questionados sobre a falta de diversidade no desenho ministerial, também criticado por não ter negros e por fundir a Cultura com a Educação.

Ao sair da reunião, a deputada federal Josi Nunes (PMDB-TO) afirmou que Temer se comprometeu a colocar uma mulher no comando de algum ministério. Segundo a deputada, entretanto, Temer disse que “a princípio” vai ficar esse grupo de ministérios, mas que no futuro dará uma pasta à bancada feminina. “Ele pediu um tempo.”

Mulheres não querem ser ‘fetiche decorativo’, critica Dilma

Presidente afastada ataca governo Temer em conversa com internautas

Leia a matéria completa

Segundo a deputada, o presidente em exercício disse que teve pouco tempo para formar o ministério, deixou claro que há mulheres no governo. “Eu coloquei isso, que na mesa de decisão dos ministérios é preciso ter uma mulher. Ele foi muito sensível, disse que a princípio ficará com este grupo de ministros, mas o processo está em andamento e vai vencendo as barreiras”, disse. “Ele deixou claro que na formação de um novo ministério, um pouco mais à frente, não agora, ele vai trabalhar nessa questão da mulher.”

Questionada se Temer teria prometido uma pasta à bancada feminina, a deputada afirmou que “sim, ele vai nomear uma representante mulher”. “Ele ainda está formatando o governo, era preciso diminuir a máquina do governo neste momento para dar uma resposta à sociedade. Mas as políticas para as mulheres não serão paralisadas. Não é porque não há um ‘Ministério da Mulher’ que teremos uma paralisação ou retrocesso.”

Josi Nunes tentou minimizar as críticas ao governo em exercício e disse que as mulheres se sentiram “muito valorizadas” por serem recebidas por Temer “na primeira semana de atuação deste governo”.

Sem a presença de nenhum ministro na coletiva, e junto com as deputadas Rosângela Gomes(PRB-RJ) e Mara Gabrilli (PSDB-SP), a peemedebista afirmou que a ausência de mulheres no primeiro escalão do governo mostra a dificuldade de partidos. “Todos os partidos têm dificuldade para ter essa participação de mulheres”, afirmou, destacando que a indicação dos nomes para a equipe de Temer foi uma decisão partidária.

A deputada disse ainda que solicitou ao presidente em exercício atenção e empenho na reforma política. “A reforma política é fundamental e poderá trazer igualdade maior entre homens e mulheres nos espaços de poder”, disse. A deputada Mara Gabrilli também lamentou as indicações dos partidos não terem uma representante de mulheres e afirmou que pediu a Temer o apoio para a candidatura de uma mulher para a presidência da Câmara “como um gesto de trazer a feminilidade para o lado do Congresso”.

Mara disse que Temer precisa “conseguir governar e precisa de apoio do Congresso” e afirmou que não saberia ainda comentar a escolha de André Moura (PSC-SE) para a liderança do governo na Câmara. “Não sei aprovar nem desaprovar”, disse.

Comissão da OEA classifica como ‘retrocesso’ ausência de mulheres e negros no Ministério

Comissão Interamericana de Direitos Humanos não se posiciona de modo explícito sobre o impeachment, mas alerta que eleições são a base da legitimidade de governantes

Leia a matéria completa

Críticas a Dilma

Já a deputada federal Rosângela Gomes (PRB-RJ) criticou a falta de diálogo da presidente afastada Dilma Rousseff (PT) com as parlamentares e elogiou a iniciativa de Temer em atendê-las, numa reunião no Palácio do Planalto. A deputada afirmou que mesmo com uma Secretaria de Política para as Mulheres, com status de ministério, nunca houve diálogo com a Presidência.

“Temer fez um grande gesto às mulheres. Tínhamos no passado ministério, mas não tínhamos diálogo e nunca tivemos um momento como hoje de sentarmos com a presidente”, disse Rosângela, lembrando que o único encontro com Dilma foi em um jantar informal, no ano passado. “Pela primeira vez a bancada feminina sentou e teve um diálogo”, ratificou.

Também participaram da reunião as deputadas: Christiane de Souza Yared (PR-PR), Conceição Sampaio (PP-AM), Cristiane Brasil (PTB-RJ), Creuza Pereira (PSB-PE), Dâmina Pereira (PSL-MG), Dulce Miranda (PMDB-TO), Elcione Barbalho (PMDB-PA), Geovania de Sá (PSDB-SC), Keiko Ota (PSB-SP), Laura Carneiro (PMDB-RJ), Leandre (PV-PR), Maria Helena (PSB-RR), Mariana Carvalho (PSDB-RO), Marinha Raupp (PMDB-RO), Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), Renata Breu (PTN-SP), Teresa Cristina (PSB-MS).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]