• Carregando...

O presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), vai tentar colocar em votação nesta semana o pedido de urgência para a proposta de reforma política elaborada pelo deputado Ibsen Pinheiro (PMDB-RS). O projeto prevê eleição em lista partidária fechada - quando o eleitor vota no partido e não no candidato individualmente - e financiamento público exclusivo para as campanhas eleitorais.

A lista fechada já foi descartada pela maioria líderes que participaram da reunião com Temer na semana passada, na qual se discutiu a votação da reforma política. O financiamento público exclusivo também não tem apoio da maioria das legendas.

Na hipótese de a urgência ser aprovada, os deputados deverão alterar a proposta de Ibsen, para rejeitar esses dois pontos e incluir emendas que alterem a legislação eleitoral. Os deputados estão preocupados em definir regras claras para as eleições de 2010, como forma de evitar que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) baixe resoluções surpreendendo os candidatos durante a campanha no próximo ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]