• Carregando...
Presidente Michel Temer (PMDB) observa também os desdobramentos das 77 delações da Odebrecht. | Marcos Corrêa/PR
Presidente Michel Temer (PMDB) observa também os desdobramentos das 77 delações da Odebrecht.| Foto: Marcos Corrêa/PR

O presidente Michel Temer (PMDB) pretende esperar as eleições dos novos comandos da Câmara e do Senado, em fevereiro, para realizar uma reforma ministerial.

Até mesmo a nomeação do novo secretário de governo deve entrar nesse cronograma.

O Planalto avalia que qualquer movimentação agora poderia criar ainda mais conflitos na base aliada, que já enfrenta desgaste com as investigações da operação Lava Jato. O plano só será alterado se aparecerem denúncias devastadoras.

Delação da Odebrecht descreve caixa 2 para chapa Dilma-Temer em 2014

Leia a matéria completa

Temer quer observar os desdobramentos das 77 delações premiadas da Odebrecht, cujos primeiros vazamentos já respingaram no presidente e geraram a saída de seu assessor especial José Yunes.

Temer foi citado em depoimento do ex-executivo da Odebrecht, Claudio Melo Filho, além de Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretário especial). Padilha chegou a se afastar, alegando problemas de saúde, mas retomou, e tem desmentido que deixará o governo.

Delações da Lava Jato e confronto entre poderes podem acirrar a crise em 2017

Leia a matéria completa

Michel Temer, segundo interlocutores, avalia que a situação mais delicada é a da Câmara, já que o chamado Centrão – grupo de partidos formado pelo ex-presidente da Casa Eduardo Cunha – contesta a candidatura do atual presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), que quer se manter no cargo e é o preferido do Planalto.

No domingo passado, Temer conversou com o líder do PSDB na Câmara, deputado Antonio Imbassahy, e pediu que o partido aguardasse. O Planalto admite que foi gerada uma interpretação de que a opção por Imbassahy seria uma interferência em favor de Maia.

Com núcleo político na mira da Lava Jato, Temer avalia mudanças nos ministérios

Leia a matéria completa

No Senado, o sucessor do presidente, Renan Calheiros (PMDB-AL), deverá ser o líder do PMDB na Casa, Eunício Oliveira (CE).

Segundo um ministro, a eleição das Mesas é importante para o governo porque a configuração do comando da Câmara e do Senado pautará as relações políticas nos próximos dois anos. O Planalto, conforme esse ministro, espera esse resultado para definir o alcance de uma reforma ministerial.

Michel Temer já manifestou a interlocutores incômodo com os vazamentos das delações da Odebrecht. No Planalto, diz-se que o presidente trabalha com dois cenários, após a chegada das 77 delações ao STF: vazamentos diários ou a interrupção deles. Na semana, Temer reforçou o discurso de que “vazamentos são ilegais”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]