i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
para dia 29

Temer volta à carga e pressiona Senado a antecipar final do impeachment

Pelo acordo atual, a expectativa é a de que a votação final aconteça na madrugada de 31 de agosto

    • Brasília
    • Folhapress
    • 17/08/2016 17:23
    O presidente interino, Michel Temer (PMDB) | Beto Barata/PR
    O presidente interino, Michel Temer (PMDB)| Foto: Beto Barata/PR

    Com receio de ter sua primeira viagem internacional prejudicada pelo calendário do impeachment, o presidente interino, Michel Temer (PMDB), mobilizou a base aliada para tentar mais uma vez antecipar a fase final do julgamento para o dia 29 de agosto.

    Nesta quarta-feira (17), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, esteve no Senado para fechar um cronograma. Pelo acordo, a expectativa é a de que a votação final aconteça na madrugada de 31 de agosto.

    Dilma decide ir ao Senado para fazer sua defesa contra impeachment

    Leia a matéria completa

    Para acelerar o calendário, a base aliada pretende pressionar o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), a realizar sessões parlamentares também no final de semana, alternativa que tem sido rechaçada pelo presidente da Suprema Corte para evitar a acusação de que o processo foi “atropelado”.

    A ideia inicial era que o peemedebista viajasse para a China no dia 31 de agosto, possibilitando um encontro com o presidente chinês, Xi Jinping, em 2 de setembro, já que o deslocamento para o país oriental dura cerca de dois dias.

    O presidente interino viajará à China para o encontro do G20, evento marcado para 4 e 5 de setembro. Para participar da abertura da Paralimpíada, no Rio de Janeiro, ele deve retornar ao país no dia 7 de setembro.

    Na terça-feira (16), o peemedebista tratou do tema com o presidente do Senado e com o presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, no Palácio do Planalto. Nesta quarta-feira (17), ele marcou jantar com a bancada federal do PSDB.

    O processo de impeachment começará na quinta-feira (25), às 9 horas, com a apresentação das chamadas “questões de ordem”, que são pedidos feitos por senadores sobre o trâmite do processo. Em seguida, os senadores iniciarão a oitiva das duas testemunhas indicadas pela acusação.

    Assim que acabar esta parte, os senadores iniciam a oitiva das testemunhas de defesa. O advogado de Dilma Rousseff, o ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, indicou seis pessoas, número máximo permitido.

    De acordo com Lewandowski, ficou acordado entre os parlamentares que eles prosseguirão com a sessão durante o tempo necessário para que todos sejam ouvidos. Ou seja, é provável que esta fase acabe apenas no sábado (27), já que a previsão é de que cada uma leve, em média, oito horas.

    Deixe sua opinião
    Use este espaço apenas para a comunicação de erros
    Máximo de 700 caracteres [0]

      Receba Nossas Notícias

      Receba nossas newsletters

      Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

      Receba nossas notícias no celular

      WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

      Comentários [ 0 ]

      O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.