• Carregando...

Ao ser anunciado como "o cara" pelo governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta sexta-feira (12), que todo brasileiro é o cara.

"Meus queridos companheiros e companheiras, na verdade todos nós somos ‘o cara’", disse o presidente, ao iniciar o discurso na cerimônia de inauguração do Centro Estadual de Educação Profissional José Figueiredo Barreto.

Lula anunciou também a construção de 11 mil casas, parte do programa Minha Casa, Minha Vida, no estado. "Marcelo Déda vai ter a chance de pegar financiamento, se tiver perna para construir, vai ter 11 mil casas", disse.

Governos anteriores e educação

A exemplo dos dois discursos anteriores feitos nas cidades de Laranjeiras e Lagarto, o presidente falou sobre educação e voltou a criticar governos anteriores.

"Só neste ano nós temos cem escolas técnicas para inaugurar. Neste ano, já inauguramos umas 30, faltam umas 70. Então imagine o seguinte, em um ano nós vamos inaugurar dois terços de tudo o que foi feito em cem anos", disse.

Economia

Após o discurto, em entrevista, o presidente comentou o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, divulgado na última semana pelo IBGE. A economia do país registrou queda de 0,8% nos três primeiros meses de 2009, na comparação com os três meses imediatamente anteriores. Analistas esperavam queda de até 2,5%.

"Eu tenho dito sempre que o Brasil foi o último a entrar e o primeiro a sair da crise. Os dados divulgados pelo IBGE já mostram uma guinada para cima importante. Vamos continuar crescendo no ano que vem. O Brasil tem uma balança comercial muito diversificada, o governo fez muitos investimentos, o povo brasileiro consumiu bastante, e eu acho que o Brasil vai ensinar muita coisa ao mundo sobre essa crise", disse Lula em entrevista, após a cerimônia de inauguração do Centro Estadual de Educação Profissional José Figueiredo Barreto, em Aracaju (SE).

Ainda sobre a crise financeira, Lula também criticou "alguns setores" da economia, como o automobilístico. "Se não se tivesse dado férias coletivas, certamente a produção seria maior", disse.

"Eu acho que finalmente as coisas estão mais consolidadas no Brasil, eu fiquei muito feliz com os números do IBGE. Um pouco triste porque [o PIB] caiu mais do que esperava, mas muito menos do que alguns analistas e muito menos que meus adversários."

CPI da Petrobras e eleições do PT

Questionado sobre a CPI da Petrobras, Lula evitou fazer comentários e disse que era um assunto do Congresso. Ele também não quis falar sobre a eleição para a presidência do PT, que deve ser realizada no fim do ano. "Veja, não peçam para eu dar qualquer palpite sobre PT faz oito anos. Agora, se José Eduardo [Dutra, presidente da BR Distribuidora] for presidente, vai ser um baita de um descanso", disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]