• Carregando...

Curitiba – O referendo deste domingo traz uma preocupação a menos para os envolvidos na Operação Boca-de-Urna: trata-se de uma eleição sem candidatos, o que reduz os interesses pessoais em jogo. Por outro lado, o temor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é que eleitores desavisados não cumpram a legislação eleitoral. "O referendo é uma eleição como outra qualquer, com voto obrigatório e exatamente as mesmas punições para crimes de boca-de-urna", diz o juiz da 175.ª zona eleitoral, Fernando Ferreira de Moraes, responsável pela operação deste ano.

As diferenças em relação a outras eleições são apenas duas. Este ano a Secretaria de Segurança Pública do Paraná determinou que a Lei Seca só entrará em vigor no dia da votação, e não 24 horas antes, como acontece normalmente. Outra inovação é que os eleitores detidos por cometer infrações eleitorais em Curitiba serão encaminhados para o Centro de Integração de Adolescentes Infratores, que fica no Tarumã, e não mais para o ginásio da Pontifícia Universidade Católica (PUC). "No Centro estarão de plantão representantes da Polícia Militar, da Polícia Federal, da Defensoria Pública e do Ministério Público, tudo para agilizar o trabalho", completa o juiz.

A Polícia Militar também vai trabalhar com a mesma estrutura de eleições anteriores. "O efetivo é exatamente o mesmo. Mas, esperamos menos infrações, já que as características das eleições são outras", argumenta o Major Douglas Dabul, Chefe de Planejamento do Comando de Policiamento de Curitiba.

O trabalho da equipe da Operação durante o referendo deve servir como experiência para as eleições de 2006, o que, segundo o juiz Fernando Moraes, não torna o trabalho mais fácil. No ano passado o TRE registrou 180 infrações no dia da votação. Destas, 175 foram cumpridas revertendo em benefícios para a comunidade. "A grande maioria dos crimes de boca-de-urna é cometido por pessoas sem renda, por isso optamos em penas de serviços à comunidade. No ano passado os muros pichados por candidatos foram pintados pelos infratores", completa o juiz.

Serviço: a Gazeta publica amanhã um guia com os endereços de todos os locais de votação.

Confira mais informações sobre o referendo no site especial

Você vai votar como no dia do Referendo? Participe da enquete

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]