• Carregando...

O acórdão com a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), que confirmou a sentença de cassação do mandato de Edgar Bueno e do vice Maurício Theodoro (PSDB) - respectivamente prefeito e vice-prefeito de Cascavel, cidade no Oeste do Paraná -, foi publicada nesta sexta-feira (13) no Diário da Justiça. O documento determina ainda diplomar e dar posse ao deputado estadual Professor José Lemos (PT), segundo colocado na eleição do ano passado. Apesar da decisão da Justiça Eleitoral já estar valendo, o prefeito não foi afastado e ainda não há uma data certa para isso acontecer.

O motivo é uma aparente divergência entre o TRE e a Justiça Eleitoral em Cascavel. A assessoria de imprensa do tribunal informou que o cartório eleitoral da cidade é quem vai diplomar o prefeito, sem a necessidade de que haja uma notificação por parte do tribunal. Já o cartório da 68ª Zona Eleitoral afirma que depende de um documento expedido pelo TRE-PR para retirar Bueno do cargo e dar posse a Lemos, o que não teria acontecido até as 18h30 desta sexta.

O atual prefeito afirma que só deixa a prefeitura caso haja uma notificação. Para ele, "Lemos está entrando na prefeitura pela porta dos fundos". Na manhã desta sexta-feira ele abriu o gabinete à população, mas poucos moradores foram ao local. A maioria das pessoas que compareceram ao chamado programa "Gabinete Aberto" era composta de secretários, assessores e ex-cabos eleitorais.

No gabinete do prefeito estavam sendo distribuídos adesivos para carros com a inscrição "respeite o meu voto". Alguns servidores usavam um adesivo de apoio colado na roupa. No final da manhã, Bueno teve uma crise de hipertensão, precisou de atendimento médico e passou a tarde em repouso. O vice-prefeito Maurício Theodoro também teve que se ausentar da prefeitura. É que um sobrinho dele sofreu um grave acidente em Dourados (MS) e ele foi prestar auxílio à família.

Nesta quarta-feira (11), o TRE-PR recusou os embargos de declaração apresentados por Bueno e mandou dar posse ao petista. A decisão é mais um capítulo no impasse político que a cidade vive desde o início de novembro, quando foi dada a primeira decisão para a cassação de mandato do atual prefeito pelo tribunal. Bueno e o vice são acusados de fraude eleitoral durante o segundo turno das eleições do ano passado.

O deputado professor José Lemos foi procurado para comentar o caso e informar sobre a perspectiva de uma data para a posse, mas não foi localizado. A informação de familiares, é que ele passou a sexta-feira mantendo contatos com suas bases eleitorais na região.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]