• Carregando...

Os desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR) elegem na próxima segunda-feira (3) os nomes que devem ocupar a cúpula do órgão no biênio 2015/2016. Além do cargo de presidente, serão escolhidos novos nomes para os cargos da 1.ª e 2.ª Vice-presidência, Corregedoria, Corregedoria-geral, além do membro do Conselho da Magistratura.

Participam da votação todos os 120 desembargadores, em sessão pública que deve contar com a maioria dos membros do Tribunal Pleno para garantir o quórum. Nas votações em que há mais de dois concorrentes, o vencedor deve receber maioria absoluta (61 votos) para ganhar em primeiro turno. Caso contrário, os dois mais bem votados competem em um segundo turno.

Confira as entrevistas que a Gazeta do Povo fez com os candidatos à Presidência do TJ: Jorge Wagih Massad, Luiz Carlos Gabardo e Paulo Roberto Vasconcelos. Todos têm em comum o fato de serem juízes de carreira e de terem passado pelo Tribunal de Alçada, que foi extinto com a Emenda Constitucional 45/04.

Veja abaixo os candidatos aos demais cargos.

1ª Vice-presidência

Sônia Regina de Castro

Ingressou na magistratura em 1978 e foi Juíza nas Comarcas de Araucária, Mallet, Rio Negro, Guaraniaçu, Cascavel e Curitiba. Foi nomeada Juíza do Tribunal de Alçada em 2000 e Desembargadora do TJ em fevereiro de 2005.

Renato Braga Bettega

Juiz estadual desde 1980, atuou em Paranaguá, Capanema, Formosa do Oeste, Reserva, Rio Negro, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu e Curitiba. É Desembargador desde março de 2007.

José Joaquim Guimarães da Costa

Ingressou na magistratura estadual em 1981, tendo passado por Ponta Grossa, Cândido de Abreu, Marechal Cândido Rondon, São José dos Pinhais, Cascavel e Curitiba. Foi promovido a Desembargador em maio de 2006.

D’Artagnan Serpa Sá

Aprovado no concurso de Juiz de Direito em 1988. Exerceu suas atividades em Rolândia, Tibagi, Campo Mourão, Palmas e Curitiba e se tornou Desembargador em 2006.

2º Vice-presidência

Fernando Wolff Bodziak

Iniciou a carreira como Juiz de Direito substituto em Jacarezinho e depois atuou como Juiz de Direito nas Comarcas de Cândido de Abreu, Imbituva, Umuarama, Guarapuava, Ponta Grossa e Curitiba. Foi Juiz do Tribunal de Alçada entre setembro e dezembro de 2004, quando foi nomeado Desembargador. Em agosto deste ano assumiu a 2ª Vice-Presidência em um mandato tampão, em virtude da aposentadoria da Desembargadora que estava no posto.

Corregedoria

Robson Marques Cury

Começou a carreira na magistratura em 1977, com atuação em União da Vitória, Dois Vizinhos, Cerro Azul, Toledo, Cascavel e Curitiba. Em abril de 2000 foi nomeado Juiz do Tribunal de Alçada e passou ao cargo de Desembargador em dezembro de 2004. Foi eleito no mês de outubro de 2014 para ocupar o cargo de Corregedor até o fim da atual gestão.

Corregedoria-Geral

José Augusto Gomes Aniceto

Iniciou na carreira de Juiz em 1978 em Cianorte, seguida pelas Comarcas de Ipiranga, Engenheiro Beltrão, Ivaiporã, Cianorte e Curitiba. Foi nomeado Juiz do Tribunal de Alçada em abril de 2002 e em dezembro de 2004 foi promovido a Desembargador do TJ.

Eugênio Achille Grandinetti

Aprovado em concurso para Juiz estadual em 1980, atuou nas Comarcas de Lapa, Campo Largo, Curitiba, Capanema, Prudentópolis, Rio Branco do Sul e Piraquara. Foi Juiz do Tribunal de Alçada em abril de 2002 e foi promovido ao cargo de Desembargador em dezembro de 2004. Na atual gestão ocupou os cargos de Corregedor e de Corregedor-geral.

Conselho da Magistratura

Fábio Haick Dalla Vecchia

Juiz substituto, desde 1992 e atuou nas Comarcas de Bela Vista do Paraíso, Clevelândia e Marechal Cândido Rondon. Trabalhou também nas Comarcas de Barracão, Engenheiro Beltrão, Paranavaí, Londrina e Curitiba. A partir de 2004 passou a atuar como Juiz substituto em segundo grau e assumiu o cargo de Desembargador em novembro de 2013.

Abrahan Lincoln Merheb Calixto

Ingressou na magistratura em abril 1989, atuou nas Comarcas de Colombo; Ribeirão do Pinhal; Palmas e como Juiz de Direito Substituto em Foz do Iguaçu e Curitiba. Ocupa o cargo de Desembargador desde dezembro de 2006.

Maria Aparecida Blanco de Lima

Ingressou na magistratura em 1980. Passou pelas Comarcas de Foz do Iguaçu; Guaraniaçu; Pato Branco; Londrina e Curitiba. Chegou ao cargo de Desembargadora em março de 2007.

Mario Helton Jorge

Ingressou na magistratura em 1990. Atuou como Juiz Substituto nas Comarcas de Toledo e Cascavel e como Juiz de Direito passou pelas Comarcas de Chopinzinho; Piraí do Sul; Telêmaco Borba e Curitiba. Atua no cargo de Desembargador desde outubro de 2008.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]