• Carregando...
 |
| Foto:

17 alunos conheceram as sedes dos três poderes, além do MP, em Curitiba. A visita foi um reconhecimento pelas ideias elaboradas por eles para serem transformadas em projetos de lei. Os coordenadores do projeto se impressionaram com as ideias apresentadas.

Dê sua opinião

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

O jovem só precisa de um "empurrãozinho" para se interessar por política. Dados de um levantamento do projeto Geração Atitude, que discute política em escolas da rede estadual paranaense, revelam um diagnóstico aparentemente contraditório. Ao mesmo tempo em que os adolescentes desconhecem as ferramentas da democracia – muitos não sabem o que faz um deputado nem o que é a Constituição Federal –, eles estão ligados no que acontece ao redor e têm vontade de agir para melhorar a sua realidade. Só não sabem ainda como.

INFOGRÁFICO: Veja o que os jovens pensam da política

O questionário foi aplicado a 2.733 alunos do ensino médio de 160 escolas públicas. Foi uma das etapas de um projeto para estimular a participação social dos alunos, em uma parceria entre o Ministério Público, a Secretaria de Estado da Educação e a Assembleia Legislativa do Paraná. O trabalho continuará em 2015.

Entre os entrevistados, 46% concordam que a democracia é o melhor sistema político e 57% disseram acreditar que as eleições podem ajudar a mudar a sua própria vida e a das outras pessoas. Em contrapartida, 68% daqueles com idade entre 16 e 18 anos ainda não fizeram título de eleitor.

"A falta de conhecimento sobre política não significa que o jovem está indiferente. O que precisa é que os assuntos sejam mais atraentes", afirma Eduardo Cambi, promotor do MP e um dos coordenadores do projeto.

Alunos sugerem leis

Os alunos foram ainda convidados a elaborar ideias para projetos de lei. Os 17 autores das propostas mais interessantes viajaram para Curitiba (se eram do interior) para conhecer as sedes dos três poderes, além do MP.

Os coordenadores do projeto se impressionaram com as ideias apresentadas: eram simples e ao mesmo tempo resolviam problemas do cotidiano. Um aluno sugeriu que os pais que precisassem comparecer a uma reunião no colégio dos filhos teriam a falta abonada no trabalho. Outro sugeriu inserir pequenas vinhetas de prevenção às drogas antes da exibição de filmes no cinema. As ideias foram levadas à Assembleia Legislativa e estão em busca de "padrinhos" na nova legislatura.

Segundo Juara de Almeida Ferreira, coordenadora de gestão escolar da Secretaria de Educação, os jovens são interessados e têm ideias criativas, mas precisam de incentivo para se mobilizarem.

Para aumentar o interesse sobre os temas da vida pública, os coordenadores apostam no incentivo à participação dos jovens em grêmios e associações estudantis, em associações de bairro ou desenvolvendo trabalhos voluntários. Desta maneira, eles sentiriam o peso das próprias ações para melhorar o local em que vivem.

Como incentivar o jovem a participar mais da política Deixe seu comentário abaixo e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]