• Carregando...
Confira o desempenho dos dois concorrentes no primeiro turno |
Confira o desempenho dos dois concorrentes no primeiro turno| Foto:
  • Sandro Alex é uma novidade, mas representa a
  • Wosgrau, com Richa: prefeito de Ponta Grossa tem aliados tradicionais

Ponta Grossa - Os 210 mil eleitores de Ponta Grossa devem escolher neste domingo se preferem reconduzir ao cargo alguém que já foi prefeito duas vezes ou apostar em quem defende que, em política, a inexperiência é um ponto positivo. A verdade é que o prefeito e candidato reeleito Pedro Wosgrau Filho (PSDB) era relativamente jovem quando assumiu o primeiro mandato – tinha 45 anos, em 1988 – e que seu concorrente na disputa pela prefeitura da cidade, Sandro Alex de Oliveira (PPS), aos 36 anos, não é exatamente um novato, embora seja a primeira vez que disputa um cargo eletivo. Radialista há 22 anos e filho de um dos comunicadores mais tradicionais da cidade – Nilson de Oliveira –, Sandro Alex tem ainda o suporte do deputado estadual e também radialista Marcelo Rangel (PPS).

Ao ser perguntado se a experiência é melhor do que a novidade, Wosgrau evita cravar uma resposta. "Com a experiência nós temos certeza do resultado do trabalho e com a novidade não dá para ter uma idéia precisa do que vai acontecer e, às vezes, pode ser arriscado. Temos exemplos de novidades que não foram boas, como o (presidente Fernando) Collor. Mas eu prefiro dizer que sou o candidato com propostas melhores e propostas próprias", declara. Para a pergunta se a renovação é melhor que a experiência, Sandro Alex também não quis ser taxativo. "A gente tem que se renovar na esperança. E quem se renova sempre projeta um futuro melhor. Nós temos idéias novas e um novo jeito de fazer, com muita vontade de promover mudanças. E o compromisso é muito maior na renovação do que na continuação", afirma.

Ambos os candidatos são empresários – portanto, em menor ou maior grau, têm experiência administrativa. Mas eles se diferem na formação universitária. Os eleitores da cidade irão escolher se preferem alguém que entenda de obras, como o engenheiro civil Pedro Wosgrau Filho, ou alguém que conheça as leis, como o advogado Sandro Alex de Oliveira.

Wosgrau tem o apoio irrestrito da maior força política tradicional da cidade, o deputado estadual Plauto Miró Guimarães Filho (DEM), que representa a terceira geração de políticos na família. Por sua vez, Sandro Alex tem como vice Leopoldo Cunha Neto (PPS), filho do ex-prefeito Otto Cunha e integrante de outra forte linhagem política na cidade.

Para o cientista político Fábio Goiris, ambos pertencem ao mesmo grupo político, formado por uma elite conservadora, que tem propostas semelhantes e sempre voltadas à tendência de centro-direita. Ele afirma que os dois não têm projeto a longo prazo para a cidade e também não têm ambições políticas.

Tendência

Não é uma exclusividade de Ponta Grossa, mas os eleitores da cidade tem particular apreço por profissionais do rádio. Rogério Serman (DEM), atual vice-prefeito e novamente candidato ao mesmo cargo, é radialista. Entre as duas opções de candidato a prefeito no segundo turno, há um radialista – Sandro Alex. No passado recente, a cidade elegeu o radialista Jocelito Canto (PTB) prefeito e também já o elegeu deputado estadual três vezes. E na Câmara Municipal, alguns dos vereadores, mesmo não sendo da área de comunicação, enveredam para o rádio para se aproximar dos eleitores. Para Goiris, isso é reflexo do sonho da massa empobrecida, que busca um salvador.

Reta final

O último dia da campanha no segundo turno foi uma maratona para os dois candidatos a prefeito. Wosgrau começou o dia visitando funcionários de duas empresas. Depois, caminhou pelas principais ruas da cidade, para o corpo-a-corpo, e encerrou a campanha com uma carreata por vários bairros. Já Sandro Alex informou que não mudaria o jeito de fazer campanha na reta final e continuou visitando os bairros da cidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]