• Carregando...

O ministro Marco Aurélio Mello tomou posse nesta terça-feira (19) como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o ministro Dias Toffoli assumiu a vice-presidência. Eles conduzirão os trabalhos da corte até maio de 2014. Em seu discurso, Marco Aurélio relembrou os protestos que tomaram o país em junho e afirmou que, para além das ruas, a urna é "o lugar de protesto por excelência". No entanto, ele criticou a ação dos grupos black blocs e de ações violentas durante as manifestações.

"Descabe apoiar a bandalheira, o quebra-quebra dos encapuzados, o enfrentamento às autoridades. [...] A vontade do povo é soberana, mas deve ser depositada nas urnas e não incendiada nas lixeiras das ruas", disse.

O ministro ressaltou a importância do voto e conclamou os eleitores brasileiros a participar no ano que vem. Para ele, a população precisa abandonar a ideia de que "os problemas não são nossos e não dependem do povo para ser resolvidos, mas tão somente do governo" e o voto é o caminho para a ação.

Marco Aurélio reconheceu que casos de corrupção ainda são corriqueiros no país, mas lembrou que além do TSE e do Ministério Público, cabe também ao eleitor fiscalizar o processo eleitoral no país. Esta é a terceira vez que o ministro assume a presidência da corte eleitoral. Ele substitui a ministra Cármen Lúcia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]