• Carregando...
Ex-presidente Lula acena para  militantes do PT em frente ao Diretório Nacional do partido, em São Paulo. | Nelson Almeida/AFP
Ex-presidente Lula acena para militantes do PT em frente ao Diretório Nacional do partido, em São Paulo.| Foto: Nelson Almeida/AFP

6 h

Polícia Federal chega ao prédio de Lula, em São Bernardo do Campo. No total, são cumpridos 33 mandados de busca e apreensão e 11 de condução coercitiva − incluindo Lula e o filho dele Lulinha.

Miguel Schincariol/AFP

8 h

Lula depõe por cerca de 3 horas no pavilhão reservado a autoridades no aeroporto de Congonhas. Enquanto isso, manifestantes pró e contra o petista trocam socos e pontapés em frente ao prédio onde ele mora. Há confusão também no saguão do próprio aeroporto.

Miguel Schincariol/AFP

10 h

Auditores fiscais da Receita Federal, delegados da Polícia Federal e procuradores do Ministério Público Federal detalham a operação, em coletiva à imprensa. São investigados R$ 30,7 milhões pagos a Lula por empreiteiras da Lava Jato. O ex-presidente e seus familiares teriam recebido “vantagens indevidas” das empresas, como benfeitorias no tríplex no Guarujá (SP) e no sítio em Atibaia (SP).

Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

4h20

O ex-presidente faz um longo pronunciamento à imprensa na sede do diretório nacional do PT, na região central de São Paulo. “Me senti prisioneiro hoje de manhã. Era só ter me mandado um ofício e eu ia como sempre fui, porque não devo e não temo”, afirmou. Antes do discurso, ele recebeu uma ligação de solidariedade da presidente Dilma Rousseff

Nelson Almeida/AFP

17 h

Lula retorna para casa, no ABC paulista, onde é ovacionado por correligionários e simpatizantes. Simultaneamente, no Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff (PT) externa em pronunciamento o “mais absoluto inconformismo” com a “desnecessária condução coercitiva” do ex-presidente e “indignação” com os termos da delação premiada do senador Delcídio do Amaral (PT-MS).

Andressa Anholete/AFP

18 h

Os desdobramentos do dia aos poucos ganham as ruas. Em Curitiba, uma carreata sai em bunizaço contra Lula até a sede da PF. Por outro lado, apoiadores do ex-presidente protestam contra o “golpe” no Centro do Rio. Grandes manifestações estão programadas para todo o país no dia 13 (contra o PT) e no dia 18 (a favor do partido).

Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]