• Carregando...
Sabino Picolo (DEM): presidente interino diz que regimento deve ser revisto. | Ivonaldo Alexandre/ Gazeta do Povo
Sabino Picolo (DEM): presidente interino diz que regimento deve ser revisto.| Foto: Ivonaldo Alexandre/ Gazeta do Povo

Os vereadores de Curitiba conseguiram justificar 93,9% de suas faltas em 2011. E existe um motivo para isso. Eles podem apresentar basicamente qualquer fato como justificativa para não estar em plenário. As informações são do blog Caixa Zero, que o jornalista Rogerio Galindo mantém na Gazeta do Povo.

O regimento da Câmara diz que há algumas razões justas para que o vereador não compareça à sessão. Enumera situações de luto, celebrações (como casamentos), doenças, viagens a trabalho.

Mas deixa as outras situações em aberto. Apenas diz que, além desses pontos, há "outros" que podem justificar a falta, desde que anunciados com antecedência em plenário.

Isso significa, por exemplo, que um vereador pode faltar à sessão para ir a uma inauguração com o prefeito. Para atender gente no bairro ou em seu gabinete. Ou qualquer outra coisa.

O presidente em exercício da Câmara, Sabino Picolo (DEM), afirma que isso poderá ser revisto neste ano, quando será feita uma revisão do regimento interno.

Até porque, a partir de 2011, com a mudança na Lei Orgânica, prevê-se desconto de 1/30 do salário para cada dia de falta. Mas se tudo pode justificar, ninguém constará como faltante.

Em 2010, foram 383 ausências em plenário. E só 23 constaram como faltas.

Siga o blog no Twitter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]