• Carregando...
Imagens mostram Valdemir Soares  supostamente apertando o botão da votação na bancada de Julieta Reis. | Reprodução/RPC
Imagens mostram Valdemir Soares supostamente apertando o botão da votação na bancada de Julieta Reis.| Foto: Reprodução/RPC

Uma das emendas vinculadas ao projeto de lei que concede reajuste aos servidores de Curitiba – aprovado na última quinta-feira (31) – contou com um voto supostamente fraudado.

Na tentativa de aprovar o abono de faltas a servidores da rede municipal de educação que paralisaram atividades por causa da greve, o vereador Valdemir Soares (PRB) teria usado voto da vereadora Julieta Reis (DEM), que estava ausente da sessão, para tentar fazer passar a emenda – que, no fim das contas, acabou sendo rejeitada.

Imagens divulgadas pela RPC mostram o vereador Valdemir Soares supostamente registrando o voto no sistema eletrônico na bancada de Julieta Reis, logo ao lado dele.

A vereadora confirmou à reportagem da Gazeta do Povo nesta segunda-feira (4) que não estava no plenário na hora da discussão da emenda e que, por isso, não votou o ponto específico. Além disso, ela ressaltou que, se tivesse oficializado seu posicionamento a respeito da emenda, teria votado contra e não a favor, como foi computado o voto feito em nome dela.

“Eu não votei porque eu não estava lá”, afirmou Julieta. Ela conta que foi participar de um almoço no bairro Campo do Santana e que demorou para voltar à Câmara por causa do trânsito do início da tarde. Quando ela chegou à Casa, é que teria ficado sabendo da votação feita em seu nome.

“Essa votação foi entre duas e duas e meia da tarde. Eu cheguei era praticamente três horas. Além disso, essa votação pedia para abonar faltas de servidores que entraram em greve, e nós [vereadores] não abonamos falta de servidor. Quem abona é o patrão, a prefeitura”, complementou a vereadora

Vereadora Julieta Reis disse que não estava na sessão durante a votação.Pedro Serapio/Gaezeta do Povo

Ela afirmou já ter entrado com requerimento para que o voto em nome dela seja desconsiderado. Julieta falou que também entrou com requerimento para que a suposta fraude seja apurada. “Eu não posso acusar ninguém, mas tenho testemunha de que eu não estava lá na hora”.

Presidência vai instaurar inquérito

O presidente da Câmara de Curitiba, Aílton Araújo (PSC), disse que irá instaurar uma sindicância para apurar os fatos tão logo o pedido da vereadora Julieta Reis chegue formalmente até à presidência.

À reportagem, ele contou que viu os vídeos que flagram a suposta fraude, e que o vereador suspeito de ter cometido a ilegalidade deverá responder pelo comportamento inadequado. “Se verificada a fraude, entraremos com pedido de cassação de mandato”, afirmou Araújo.

Outro lado

À RPC, o vereador Valdemir Soares negou que tenha votado no lugar de Julieta Reis. “Não apertei. Eu gostaria que mostrasse [o sistema] em funcionamento e a prova de que apertei [o botão]”, disse.

“[A imagem] não prova. Gostaria de uma imagem que prove e diria que realmente aconteceu. Eu não votei por ela”, completou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]