• Carregando...
Alberto Youssef | Arquivo/Jornal de Londrina
Alberto Youssef| Foto: Arquivo/Jornal de Londrina

Pinga-fogo

"Lula é o grande comandante. Ele transcende qualquer estrutura organizacional e não precisa ter cargo para estar no dia a dia da campanha."

Rui Falcão, presidente nacional do PT, reafirmando que a candidata do partido à Presidência será Dilma Rousseff.

  • Rui Falcão, presidente nacional do PT

De caixas de vinhos e espumantes a coleções de joias italianas, de instrumentos musicais e tecnológicos holandeses a rolos de seda chinesa, o laboratório Labogen viveu um aparente período de pujança no comércio exterior depois que seu controle foi assumido, em 2009, pelo grupo do doleiro Alberto Youssef (foto), alvo maior da Operação Lava Jato, da Polícia Federal. Documentação de posse dos investigadores, no entanto, revela que o Labogen foi usado por Youssef para colocar em prática ousado esquema de fraudes no câmbio paralelo de dólar e euros a partir de importações fictícias de insumos farmacêuticos. Os negócios, na verdade, envolviam centenas de transações ilícitas para atender encomendas de bebidas finas e outros produtos, feitas por executivos brasileiros clientes dele.

Agenda

Hoje – a Câmara de Curitiba vota um crédito adicional de R$ 8,8 milhões, pedido pela prefeitura. A maior parte desse dinheiro será gasta com o pagamento de dívidas de curto prazo com a Copel, a Sanepar e os Correios.

Amanh㠖 a lei das biografias será votada no plenário da Câmara Federal. Alvo de polêmica no ano passado, o projeto permite que biografias de personalidades públicas sejam publicadas sem a autorização delas.

Novo governador

O deputado estadual Sandoval Carvalho (SDD) foi eleito governador de Tocantins pela Assembleia Legislativa. Ele exercerá um mandato-tampão até o final do ano. O governador eleito, Siqueira Campos (PSDB), renunciou em abril para que seu filho seja candidato ao governo do estado. Seu vice, João Oliveira (PSD), também renunciou para disputar as eleições, deixando a cadeira de governador livre. Já em três municípios do país, Mossoró (RN), Francisco Dantas (RN) e Cabeceiras (GO), eleitores foram às urnas para eleições suplementares.

Enrolado

O Ministério Público de Minas Gerais entrou com uma ação por improbidade administrativa contra o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB). No entendimento do MP, Lacerda lesou os cofres públicos ao conceder isenção de um imposto (ISSQN) às empresas de transporte público da capital mineira, sem a realização de um estudo prévio – deixando de arrecadar R$ 22 milhões. Em nota, a prefeitura disse não ter sido notificada da ação e que obedeceu a todos os requisitos legais previstos para conceder o benefício.

Segurança nas escolas

Os vereadores de Curitiba votam hoje projeto que cria no município a "área escolar de segurança". De iniciativa de Cristiano Santos (PV) e Felipe Braga Côrtes (PSDB), a proposta prevê que a prefeitura realize ações de fiscalização do comércio num raio de cem metros dos estabelecimentos de ensino, principalmente com relação a ambulantes, melhoria da sinalização de trânsito e iluminação pública e limpeza de terrenos próximos.

Colaboraram: Chico Marés, Euclides Lucas Garcia e Sharon Abdalla, especial para a Gazeta do Povo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]