• Carregando...
Consulta na Boca Maldita chamou a atenção de pessoas de diferentes idades. | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Consulta na Boca Maldita chamou a atenção de pessoas de diferentes idades.| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

O movimento O Sul é o Meu País , que realiza uma consulta popular pela separação dos três estados da região, espera alcançar 10 mil votos em Curitiba neste sábado (1.º), segundo o voluntário e advogado Luciano Pereira. A quantidade equivale a 0,77% do total de eleitores de capital, que somam 1.289.215.

No entanto, a adesão em três pontos percorridos pela Gazeta do Povo (Boca Maldita, Terminal Guadalupe e Mercado Municipal) era baixa ao longo da manhã.

A maioria dos votantes contou que soube da consulta por meio de mensagens no WhatsApp e por postagens no Facebook. No entanto, quem parava para deixar a sua opinião estava apenas de passagem pela região. Entre os eleitores havia pessoas de diferentes faixas de idade, mas todos tinham uma mesma opinião: a de que é preciso separar o Sul do restante do Brasil.

Apelidada de Plebisul, a votação não tem validade legal, já que os plebiscitos devem passar pelo Congresso Nacional para serem considerados oficiais, conforme apontou o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) em um parecer que vetou a realização da consulta em território catarinense no domingo (2), mesma data das eleições municipais.

Juristas consultados pela Gazeta também afirmaram que a Constituição permite a livre expressão, mas uma cláusula pétrea proíbe a separação dos estados. “Nós estamos fazendo uma consulta com a população, mas que não é oficial. Nós queremos saber o que as pessoas pensam, para depois avaliar os resultados e criar um grupo de estudos para discutir como funcionaria um novo país, o seu modelo político e tributário”, afirma o voluntário e advogado Luciano Pereira, de Paranavaí, interior do Paraná.

Na consulta não há exigência de qualquer tipo de documentação. Entretanto, os votantes devem ter ao menos 16 anos. Segundo Pereira, o movimento parte do princípio da idoneidade dos participantes. De acordo com ele, os votos no calçadão da Rua XV de Novembro irão até às 14 h deste sábado e depois serão apurados no próprio local. Feito isso, os dados coletados serão mandados para uma central que calculará os resultados.

O movimento O Sul é O Meu País afirma que possui 1,5 mil urnas espalhadas por 400 municípios dos três estados da região. Em Curitiba há 26 locais para votação, como o Mercado Municipal, a Praça Rui Barbosa, o Terminal Guadalupe, o Parque Barigui e alguns shoppings da cidade. Em alguns desses locais, a consulta irá até às 20 h.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]