• Carregando...
Alexandre de Moraes riu com comentário sobre roubo de xampu | EVARISTO SA/AFP
Alexandre de Moraes riu com comentário sobre roubo de xampu| Foto: EVARISTO SA/AFP

Nem só de temas polêmicos é feita a sabatina de Alexandre de Moraes ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Apesar da importância da sessão da CCJ do Senado, ainda houve espaço para risos e alguma descontração. De xampu a troca de farpas entre senadores, com direito à menção de leões e gatinhos, a sabatina teve seus momentos de arrancar risos. Veja alguns:

Roubo de xampu (e um ministro careca)

O senador Armando Monteiro (PTB-PE) quebrou a rigidez das palavras para fazer uma brincadeira ao questionar Alexandre de Moraes, que é careca. Monteiro arrancou risos do sabatinado quando brincou que o ministro licenciado citou o roubo de um xampu como roubo de menor gravidade, que poderia ser resolvido antes de um julgamento nos tribunais. Até então sério, Moraes abriu um sorriso.

“Pediria licença para começar com um comentários mais leve. Quando fazia sua exposição, e com muita propriedade sobre distorções do sistema penal brasileiros, exemplificava com crimes de menor potencial lesivo e fez referência a um roubo de xampu. E disse ao lado aqui: é natural que o nosso ministro seja mais indulgente com esse tipo de crime” disse Monteiro, gerando risos na plateia.

“Faz tempo que não uso [xampu], senador”, brincou Moraes.

Gleisi tenta ‘trucar’ Aécio

Quando Gleisi Hoffmann apresentou uma“questão de ordem” na CCJ, ainda pela manhã, ela disse que pediria uma ‘ajuda’ ao colega senador Aécio Neves (PSDB-MG). Para reforçar o argumento de que Moraes deveria ser submetido a audiências públicas, Gleisi ainda cutucou o senador Aécio Neves (PSDB-MG), ao citar um projeto de resolução de autoria do tucano, de 2015, que determinava que “indicados deveriam ser submetidos a audiências públicas com a sociedade”. “Nos EUA, a sabatina pode durar 7 meses. Aqui a sabatina é quase uma homologação”, teria argumentado Aécio na época, segundo lembrou a senadora. Aécio retrucou em seguida: “Não aprovamos porque o governo anterior não quis”. A questão de ordem de Gleisi foi rejeitada por Lobão.

De tarde, Gleisi voltou a citar Aécio. “É extremamente preocupante. Não é possível que a gente tenha um ministro no Supremo Tribunal Federal com vinculações e compromissos partidários. A frase não é minha. É do senador Aécio Neves, no dia 13 de maio de 2015, quando da sabatina do ministro Fachin aqui na CCJ”, disse a senadora. Ela ainda emendou mais uma crítica ao tucano, que havia falado anteriormente. “Os que foram leões de outrora com o ministro Fachin, rugiram contra suas posições político-partidárias, hoje estão aqui gatinhos, muito mansos”.

Leão e gatinho

O senador Magno Malta (PR-ES) fez um longo discurso criticando a postura de candidatos ao STF durante a sabatina e a mudança de postura ao assumir o cargo. Ele também fez uma brincadeira que arrancou risos dos outros senadores ao citar uma fala de Gleisi Hoffmann (PT-PR), que criticou os senadores que foram ‘leões’ em sabatinas de ministros indicados pelo governo PT e que agora não são tão duros com Moraes.

“Minha amiga Gleisi – e não vai pedir o artigo 14, não [que estabelece as regras para uso da palavra entre os senadores] – ela disse que alguns [senadores] com [Edson] Fachin e com [Luis Roberto] Barroso foram verdadeiros leões e agora estão se comportando como gatinhos. Eu vou continuar como um leão, vou lhe perguntar, mas confesso a vossas excelências que eu continuo um gatinho”, disse, aos risos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]