Animal

Pets devem consultar o veterinário para evitar doenças silenciosas

Bruna Covacci
08/11/2016 14:00
Os pets também precisam saber periodicamente como está a sua saúde. Fazer check-ups regulares no médico veterinário ajuda a garantir o bem-estar e a longevidade do cachorro e do gato. As consultas podem fazer diagnósticos precoces e facilitar tratamentos de doenças que afetam o rim, o coração, a diabetes e até identificar doenças hepáticas ou a de cushing, que costumam ser silenciosas e ter sintomas invisíveis.
A indicação do médico veterinário Vinicius Favero, da S.O.S Clínica Veterinária, é de que os exames sejam realizados pelo menos uma vez por ano. Na ocasião, são feitos um exame básico com hemograma completo, perfil renal e perfil hepático, independentemente da idade do bicho. Depois dos seis anos de idade do animal, Marcella Marques Arruda, veterinária da Clínica Santa Quitéria, indica ainda testes como eletrocardiograma e ecocardiograma para avaliar as condições do coração, ultrassom para encontrar tumores e neoplasias ou alterações na estrutura dos órgãos.
Cachorro avaliando a saúde bucal. Foto: Bigstock.
Cachorro avaliando a saúde bucal. Foto: Bigstock.
A ocasião também serve para avaliar a saúde bucal. As bactérias presentes na boca do animal podem causar problemas cardíacos, além de gengivite. De acordo com Marcela, na consulta é possível observar se o bicho têm gengivite, retração da gengiva, exposição da raiz e se o dente está mole. Os cálculos dentários, se não tratados, desenvolvem doenças e também podem provocar alterações renais. “As bactérias que estão na boca atingem a corrente sanguínea e se disseminam pelo corpo todo”, explica.
Gato tomando vacina. Foto: Bigstock.
Gato tomando vacina. Foto: Bigstock.
A farmacêutica da Fórmula Animal Farmácia de Manipulação Veterinária, Renata Piazera, lembra também que a vacinação deve ser feita com a mesma periodicidade, com exceção aos filhotes que seguem um calendário próprio. Os vermífugos podem ser aplicados mais vezes, de forma preventiva. A seguir, conheça os três principais motivos para você levar seu bicho de estimação para fazer o check-up regularmente.
O controle e a prevenção de diversas doenças também são feitos por meio das vacinas, principalmente em filhotes. Além delas, é importante medicar os bichos contra pulgas, carrapatos e vermes. Geralmente, os donos só percebem que os animais estão com estes parasitas depois que os sintomas aparecem e o tratamento acaba sendo mais longo.