Animal

Confira 7 dicas (que você nunca viu) para adestrar seu pet

Dayane Saleh, especial para a Gazeta do Povo
27/12/2016 16:00
Thumbnail

Foto: Bigstock

Nem sempre adestrar significar quebrar a cabeça com regras muito complexas. Veja abaixo algumas sugestões que podem ser postas em prática na hora do lazer, em casa, e na hora do banho no pet shop:
1) Leve-o ao pet shop antes do banho, para acostumá-lo com o local.
2) Escovar o pelo do seu cão em cima de um tablado ou mesa estimula mais partes do corpo dele do que se fosse escovado no chão. Ele deve aprender a ficar parado enquanto é escovado.
3) Quando filhote, não vá com as mãos abertas para apertá-lo pois isso pode representar um predador para ele. O resultado pode ser uma atitude agressiva.
4) A tosa higiênica ajuda no aprendizado do local correto para fazer as necessidades. Se não for feita corretamente, pedaços de fezes e respingos de urina podem ficar no pelo do cachorro que, ao sentar no tapete, por exemplo, pode deixar resquícios por lá. Isso pode fazê-lo entender, depois, que aquele também é um local desejado para se aliviar.
5) Evite pegar seu cão no colo desde filhote e procure deixá-lo dormir em cômodo separado. É importante que ele tenha um espaço só dele e seja independente, pois isso evita que o bicho fique ansioso quando estiver sozinho. É normal que ele chore no começo.
6) Para evitar um cão barulhento, procure não reagir aos sons que ele emite quando filhote. Pode ser fofo, mas isso incentiva que ele se comunique por meio de latidos, o que é incômodo ao longo da vida.
7) Se o cão já for maior, leve-o para um lugar desagradável quando latir, como para cima da mesa. Depois que ele parar, tire-o de lá e dê carinho. Assim vai saber que não vai conseguir o que quer latindo. Cães depois dos três anos já não podem ter esse comportamento modificado.
Fonte: adestrador Aguinaldo Diniz.

LEIA TAMBÉM