Animal

7 motivos que fazem da praia um “inferno” para cachorros

Bruna Covacci
19/01/2017 09:00
Thumbnail

Cachorro na praia. Foto: Visualhunt.

Apesar da fofura de ver os cachorros correndo pela areia e brincando no mar, levar os pets à praia pode ser prejudicial à saúde dos animais e também dos humanos que frequentam o ambiente. De acordo com a médica veterinária Farah Ramalho de Andrade, da DrogaVET, um dos problemas é que o calor aumenta a incidência de pulga e carrapato, facilmente encontrados nas areias. O segundo deles ainda é um transmissor de doenças de sangue ou outras mais graves, como a dirofilariose, um verme que ataca o coração do animal.
Leia mais:
“A pele do cachorro também pode ser prejudicada por microorganismos encontrados na areia, resultando em inflamações e alergias. Além disso, se o vento levar a areia aos olhos do animalzinho ele pode até ter uma úlcera nos olhos” diz. O contato com a água do mar segue os mesmos princípios da areia, podendo causar dor de ouvido e conjuntivite. “Se ele ingerir essa água pode ter vômitos por conta do sal”.
Para Farah, o ideal é evitar o acesso do animal a praia, mas, se for para levá-lo é preciso tomar alguns cuidados, como evitar a defecação, passar protetor solar específico para animais no nariz e na ponta das orelhas (o produto é específico para cães) e cuidar para que as patinhas não queimem na areia ou na calçada quente.
Problemas para o homem
No caso do homem o principal risco é o de recontaminação. O cão não vermifugado pode defecar na areia e disseminar o bicho geográfico, entre outras doenças.

Prejuízos

Veja a lista de problemas que a praia pode causar ao bichinho:

1) O calor aumenta a incidência de pulga e carrapato.

2) A areia pode ter microorganismos que causam inflamações e alergias.

3) Se o vento levar a areia aos olhos ele pode ter uma úlcera.

4) O contato com a água do mar pode causar dor de ouvido e conjuntivite.

5) Se ele ingerir a água do mar pode ter vômitos por causa do sal.

6) Para evitar queimaduras, passe protetor solar no focinho e ponta das orelhas.

7) Tem que cuidar para que as patinhas não queimem na areia ou na calçada quente.