Animal

A importância da guarda responsável

Eloá Cruz, especial para a Gazeta do Povo
25/05/2014 03:07
A iniciativa é um conjunto de deveres e obrigações que o dono de um animal doméstico precisa cumprir para oferecer bem-estar a seu pet. Cães e gatos são excelentes companheiros, independentemente da raça. Eles gostam do convívio com as pessoas, de passeios e diversão. Porém, cuidar de um animal exige responsabilidade e dedicação. Antes de decidir ter um novo amigo, saiba que seu estilo de vida vai mudar, que é preciso tempo livre para passear com o animal e que todos os moradores da casa devem estar de acordo.
Segundo o diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Prefeitura de Curitiba, Alexandre Biondo, algumas medidas como a microchipagem e a castração gratuita podem diminuir a incidência de abandono de animais domésticos. “O microchip, que é do tamanho de um grão de arroz, fica implantado na pele do animal e o seu número fica vinculado aos dados do dono”, esclarece Biondo. De acordo com o diretor, de dezembro de 2013 até abril deste ano, 2.970 animais foram microchipados pela prefeitura, do total de 450 mil cães e gatos em Curitiba.
A história de Fred
Há mais ou menos cinco anos, dona Rosi e seu filho, Guilherme Ploner do Amaral, de 23 anos, foram ao canil da Sociedade Protetora dos Animais em busca de um companheiro de quatro patas. “Fui logo dizendo, eu quero o cachorro mais doente que vocês tem”, lembra a comerciante. As feridas na cabeça, resultado de um atropelamento ou possível espancamento, e a forte pneumonia que o cachorro havia contraído deixaram os voluntários do canil sem muita esperança. Mesmo assim, dona Rosi esperou pela recuperação de Fred e dias depois levou o cão para casa.
Ela precisou conquistar a confiança do pequeno cachorro com o tempo. “Achamos que ele tenha sofrido maus-tratos com o antigo dono, pois o Fred tinha muito medo da gente quando íamos agradá-lo”, comenta. Aproximadamente um mês depois da adoção, o antigo dono procurou o animal na Sociedade Protetora dos Animais, mas o laço entre dona Rosi e Fred era irreversível.