Animal

“Fedidinho”? Mau cheiro pode indicar doença no seu cão

Anna Carolina Amaral, especial para a Gazeta do Povo
26/02/2016 22:00
Thumbnail

Fernanda Linzmeyer com sua pinscher Nina: mau cheiro controlado depois do tratamento contra tártaro. Foto: André Rodrigues / Gazeta do Povo.

A maioria dos donos de pet não sabe. Mas aquele mau cheiro que os cachorros apresentam e acabam deixando pela casa pode ser resultado de alguma doença. “Na maioria das vezes, os cães apresentam odor devido a otites e doenças de pele, como por exemplo, as piodermites (infecções por bactérias), as infecções fúngicas, parasitológicas e alérgicas. Também podem apresentar mau cheiro na boca devido ao acúmulo de tártaro, gengivite e estomatite”, alerta a veterinária Carolina Robassa, da Veterinária Bairro Alto, em Curitiba.
Para evitar o mau cheiro é preciso estar sempre de olho na saúde do animal e levá-lo regularmente ao médico veterinário para um check-up. Banhos semanais com xampus específicos para cães também podem melhorar os odores.
A estudante Fernanda Linzmeyer percebeu um cheirinho desagradável em sua pinscher Nina, de 12 anos, e logo buscou a ajuda do veterinário, descobrindo que era apenas um problema de tártaro. “Levei a Nina para fazer limpeza e uso um produto na água que ela bebe, pois ela não me deixa escovar os seus dentes”, conta.
“Velhinhos”
A idade pode ser um fator contribuinte para o odor, pois o metabolismo dos cães idosos é mais lento e sua imunidade é mais baixa, deixando-os expostos a qualquer doença. Sendo assim, quando adquirem infecções de pele, otites ou têm problemas bucais e não são rapidamente diagnosticados e tratados, podem demorar mais para responder ao tratamento. O uso de secador e água muito quente no banho também pode causar mau cheiro nos pets.
Algumas raças são mais propensas a apresentar mau cheiro devido a predisposições genéticas que as deixam mais expostas para determinadas doenças.
ELES SOFREM MAIS
Conheça as raças que têm tendência a apresentar mau cheiro:
  • Bulldogue e shar-pei (pele com muitas dobras, o que aumenta as chances de doenças).
  • Shih-tzu e lhasa apso (propensão genética a doenças de pele).
  • Socker spaniel (tendência para otites).
  • CUIDADOS
    Confira as dicas da veterinária Carolina Robassa para evitar o mau cheiro no seu pet:
    • Escovação diária dos dentes.
  • Banhos semanais com xampu próprio para cães.
  • Manter o ambiente em que o animal vive sempre limpo.
  • Fazer uso de neutralizador de odores.
  • Fazer limpeza do conduto auditivo do animal com produto específico para limpeza otológica.
  • Manter o animal sempre seco, principalmente nas patas após passeios.
  • Enquete

    Qual a melhor definição para o tempo de Curitiba?

    Newsletter

    Receba um resumo dos nossos conteúdos no seu e-mail!