Animal

Veja as raças de cachorro proibidas de viajar em companhias aéreas do Brasil

Bruna Covacci
08/01/2017 09:00
Thumbnail
Poder levar o cachorro numa viagem de férias é uma diversão, o problema é que não simples assim. Algumas raças não podem ser transportadas em voos aéreos porque sofrem demais e podem até correr risco de morte. Outras raças não podem ser transportados na carga, mas conseguem ser levados na cabine. De acordo com Adolfo Yoshiaki Sasaki, médico veterinário da Vetsan Centro Médico Veterinário, os cães braquicefálicos, com focinho diminuído ou achatado, têm maiores problemas com viagens de avião. “Eles já têm dificuldade para respirar naturalmente, numa situação estressante como o voo eles não vão conseguir respirar pelo focinho, precisando usar apenas a boca. O problema é que o ar vai despreparado e rarefeito, deixando os cães com falta de ar”, explica. Quando o ar entra pelo nariz ele é filtrado e aquecido, chegando ao organismo em condições perfeitas.
Leia mais:
Adolfo lembra que o avião é muito seco e o ar é gelado, podendo deixar o animal com vasoconstrição, retraindo os vasos sanguíneos e evitando que o ar entre no organismo. O caso pode evoluir para desmaios, anorexia e até mesmo cianose ou parada respiratória e cardíaca – algumas vezes levando ao óbito. “Vale lembrar que qualquer animal tem problemas em viagens por ficar fechado e estar num ambiente estranho”, diz. Para o médico veterinário, é imprescindível procurar ajuda de um especialista antes de qualquer embarque. “Só assim será possível minimizar danos, conhecer o manejo correto do animal como evitar oferecer alimentos antes da viagem e, se necessário, receitando remédios ou providenciando brinquedos para deixar o bicho mais tranquilo”, finaliza.
Companhias aéreas a proibições
No caso da LATAM as raças realmente proibidas de serem transportadas, independentemente da forma, são Pitbull Terrier americano, Staffordshire Terrier americano, Staffordshire Bull Terrier, Bull Terrier, Bulldog americano, Dogo americano, Fila brasileiro, Karabash, Mastín, Mastín napolitano, Boxer, Rottweiler, Pit Bull Terrier, Mastiff inglês, Dogue canário, Dogue de Bordeaux, Akita Inu e Bullmastiff.
Na GOL existem três possibilidades de transporte de animais. Na cabine, para cães e gatos de pequeno porte, no porão dianteiro da aeronave, que possui a mesma pressurização e temperatura da cabine de passageiros para animais entre 11 e 30 kg ou via Gollog, quando o animal ultrapassa o peso de 30 kg. Para o transporte na cabine são aceitos hoje todos os tipos de cães, desde que tenham idade mínima de quatro meses, peso máximo de 10 kg com a caixa de transporte. Já no compartimento de carga, não são permitidos cães e gatos de focinho curto, por conta das características de seu sistema respiratório. São elas: Buldogue Americano, Boston Terrier, Boxer, Griffon de Bruxelas, Pug Chinês, Chow Chow, Pug Holandês, Pug, Pequinês, Buldogue Inglês, Cavalier King Charles Spaniel, Buldogue Francês, Dogue de Bordeaux, Lhasa Apso e Shih tzu.
A Avianca não faz restrição de raças, mas só transporta animais na cabine de passageiros (máximo 3 por voo).  Filhotes com idade inferior a oito semanas não são aceitos devido aos efeitos de desidratação causados pelo transporte aéreo ou fêmeas grávidas ou amamentando. O peso do animal e do container de transporte não pode passar do limite de 10 kg. Na Azul também não há restrição de raça, apenas de peso. Não são transportados animais com mais de 5 kg contando a caixinha de transporte. Ele é feito apenas na cabine.