Animal

Amizade de 45 anos entre mulher e gorila é tema de documentário

Carolina Kirchner Furquim, especial
02/06/2016 16:35
Thumbnail

A norte-americana Penny Patterson com a gorila recém-nascida Koko, em 1971. Amizade e comunicação entre as duas é tema de documentário produzido pela BBC (Foto: BBC/Ron Cohn)

Tudo começou em 1971, quando a estudante Penny Patterson, de Illinois (EUA) conheceu a gorila recém-nascida Koko em um zoológico em São Francisco. Agora, Patterson liberou as imagens do longo relacionamento e amizade que estabeleceu com a primata para um documentário exclusivo produzido pela rede de televisão BBC, com exibição prevista para este mês. Ela promete contar detalhes da linguagem que desenvolveu para conseguir se comunicar e ser entendida por Koko, e que se tornou um marco científico.
(Foto: BBC/Ron Cohn)
(Foto: BBC/Ron Cohn)
Ao todo, são mais de duas mil horas de filmagens feitas pelo psicólogo Ron Cohn, que mostram como Patterson e Koko conseguiram criar um relacionamento nunca antes visto entre um humano e um animal. São registros dos últimos 45 anos até a atualidade, que mostram como ela, com mais de 70 anos de idade, ainda se preocupa com a gorila como se ele fosse sua própria filha.
LEIA TAMBÉM
Depois do encontro no zoológico, Patterson deu início a um experimento para descobrir se conseguiria ensinar a língua dos sinais à gorila. Aos poucos o animal começou a dominar centenas deles, passando a comunicar seus pensamentos (como quando se entristeceu ao saber da morte do ator Robin Willians, em agosto de 2014, com quem também estabeleceu uma amizade).
(Foto: BBC/Ron Cohn)
(Foto: BBC/Ron Cohn)
O relacionamento enfrentou inúmeros obstáculos quando o zoológico onde a gorila nasceu tentou recuperar o animal. Além disso, havia ceticismo de parte da comunidade científica sobre a validade das reivindicações da mulher sobre o sucesso do experimento.
(Foto: BBC/Ron Cohn)
(Foto: BBC/Ron Cohn)
Koko e Penny Patterson, em registro atual (Foto: BBC/Ron Cohn)
Koko e Penny Patterson, em registro atual (Foto: BBC/Ron Cohn)
Contudo, Koko demonstrou ser capaz de compreender mais de mil palavras em linguagem gestual e outras duas mil em inglês falado. Suas habilidades podem ser conferidas no vídeo abaixo, gravado para que Koko enviasse uma mensagem ao mundo sobre a necessidade urgente de preservação do planeta e da biodiversidade, no início deste ano.